É comum que os brasileiros tenham problemas financeiros pontuais, ou seja, precisam de dinheiro rápido. Nesse momento, há várias saídas, mas a mais fácil, é realizar um empréstimo consignado, já que os juros são baixos e a aprovação é quase que imediata. Entenda como funciona essa modalidade e quais os principais benefícios de escolhê-la.
Qual a diferença de empréstimo consignado para empréstimo consignado?
Ambas modalidades consistem em receber dinheiro do banco e pagar mensalmente durante um determinado período até quitar o débito. As diferenças começam surgir em relação ao público-alvo, taxa de juros e prazo para o pagamento.
No empréstimo consignado, o público alvo são pessoas que possuem uma renda fixa mensal, como aposentados e pensionistas ou servidores públicos, por conta disso, os juros são baixos e o prazo para pagar é maior.
Ao passo que no empréstimo pessoal, é voltado mais para o público que não possui uma segurança financeira, então, a qualquer momento pode ficar sem a renda, por conta disso, os juros são maiores e os prazos para pagar são menores. Além disso, é preciso passar por uma análise de crédito para saber se o banco vai ou não conceder o empréstimo.
Veja também: Nubank Pega TODOS Desprevenidos Com Função Muito Aguardada
Quais as vantagens de contratar um empréstimo consignado?
A principal vantagem é que o usuário terá dinheiro rápido e fácil, da maneira que ele estava precisando. Não é necessário informar o motivo do empréstimo, então, após ser aprovado, o usuário pode destinar o dinheiro para qualquer área, como comprar móveis ou até mesmo pagar algum procedimento médico.
Um dos pontos mais importantes, é que os valores são debitados automaticamente da folha de pagamentos, então, a burocracia na hora da aprovação é quase nula, basta apresentar alguns documentos, a saber:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e renda,
Veja também: Tendinite Dá Direito A Afastamento Do Trabalho Com Benefício Do INSS?
Quais as desvantagens da modalidade?
A priori, a modalidade de empréstimo consignado pode parecer excelente, entretanto, há alguns pontos negativos que a longo prazo podem prejudicar bastante. As principais:
- Longo prazo: para algumas pessoas, um longo prazo para o pagamento de algum débito é algo interessante, mas para outras pessoas, é um martírio que algumas contam se prolongue por anos.
- Parcelas fixas: o valor das parcelas são fixas e cobradas todos os meses, ou seja, não importa qual o problema financeiro a pessoa esteja passando, se realizou o empréstimo, precisará pagar.
E por fim, há a maior desvantagem, que nem todos os cidadãos podem contratar a modalidade de empréstimo, alguns profissionais até recebem bons salários e possuem carteira assinada, entretanto, como não recebem por intermédio de alguma instituição bancária, eles acabam não tendo direito de solicitar o empréstimo.
Nos casos citados, a única solução é o empréstimo pessoal, que como já citado, possui taxas de juros altíssimas e prazo curto de pagamento, o que deixa as parcelas altas.