Hoje em dia a estética está em alta. E faço uma pergunta: quem hoje em dia não quer ter um sorriso bonito? Afinal, o sorriso é bem estampado no rosto onde todos podem ver, como algumas pessoas comentam “é o cartão de visita da pessoa”, além disso um sorriso bonito também pode elevar a autoestima da pessoa.
Os dentes são uma área sensível e uma das preocupações é a cor dos dentes, é normal que com os desgastes ou até mesmo a ingestão de alimentos como:
- Café
- Açucar
E também produtos industrializados, os dentes vão ficando amarelos e isso começa a gerar incômodo para as pessoas.
Se você é uma pessoa que deseja melhorar a aparência do sorriso, diversas pessoas estão apostando em ingredientes naturais, por mais que sejam duvidosas, algumas pessoas preferem arriscar, como por exemplo o uso do carvão ativado, cúrcuma e até mesmo a violeta genciana.
Acompanhe a leitura abaixo para conhecer um pouco mais sobre as técnicas que causam controvérsias e que são utilizadas pelos corajosos.
Cartão ativado para clarear os dentes
Tem várias pessoas que estão começando a usar o carvão ativado para deixar os dentes mais claros, porém como foi informado acima o nome, não é qualquer tipo de carvão, é o ativado, pois é recomendado utilizar esse que são para uso medicinal, e que são vendidos em cápsulas, farmácias.
A pessoa aplica um pouco de carvão na escova de dente e escova delicadamente por um a dois minutos, principalmente na área que está amarelada, feito isso enxague e depois escova o dente como de costume. Vale destacar que o carvão ativado tem alta capacidade de absorção é por isso que ele pode retirar as manchas dos dentes.
Cúrcuma para clarear os dentes
A cúrcuma é um produto 100% natural que tem ação antisséptica, antibiótica e também anti-inflamatória. Para usar esse produto natural nos dentes tem que misturar o açafrão da terra com um pouco de óleo de coco até ir formando uma pasta homogênea, depois é só escovar como de costuma e enxaguar bem.
Violeta genciana para clarear os dentes
Esse é um dos produtos naturais que ninguém imagina, porém tem pessoas que usa o líquido roxo que é bastante popular por suas propriedades antissépticas e antimicóticas para poder clarear os dentes. Para fazer é simples, precisa misturar meia colher de chá de óleo de coco com uma gosta de violeta, escove os dentes por um a dois minutos e depois enxague bem.
Porém devemos destacar que a receita pode manchar as obturações.
Veja também: Dentes brancos como nunca: receita caseira 100% natural cai na internet
Quais são as controvérsias?
Por mais que esses produtos são considerados acessíveis e naturais, os especialistas estão alertando o cuidado que devemos tomar. Já escutou aquela frase “o barato sai caro”, é justamente isso que os especialistas querem alertar.
As receitas são temporárias, então depois de um tempo a mancha amarelada pode voltar pelo consumo dos alimentos que citamos acima, os produtos podem desgastar a camada mais externa e pigmentada dos dentes, que é o esmalte.
Os dentistas afirmaram que não existem estudos que comprovem realmente a eficiência do uso desses produtos nos dentes para clareamento.
Veja também: Como usar o FGTS para quitar as dívidas pendentes em seu nome