O INSS é uma importante autarquia que realiza a administração de vários benefícios, tanto de âmbito previdenciário quanto de âmbito assistencial, como é o caso do BPC. Por conta da sua grande demanda de pedidos, é comum que haja alguns problemas durante o andar de algum processo, nesses casos, o mais indicado é entrar em contato com eles, antes mesmo de ir presencialmente até uma unidade, confira os principais canais para fazer isso.
Quais são os benefícios que são administrados pelo INSS?
São inúmeros os benefícios que a autarquia administra, alguns são mais conhecidos do que outros, os principais são:
- Aposentadoria: o principal benefício que a autarquia administra é as aposentadorias, que podem ser de vários tipos, como a por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e até mesmo a aposentadoria especial, que é destinado aos trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde.
- Auxílio-doença: já esse benefício é temporário e é concedido ao trabalhador que fica incapacitado de trabalhador por um período superior a quinze dias consecutivos.
- Salário-maternidade: é pago às seguradas que precisam se afastar do seu trabalho após ter dado à luz ou adotado uma criança. O benefício pode durar 120 dias ou 180;
- Pensão por morte: já esse benefício, é pago para os dependentes do segurado, quando ele acaba falecendo. É preciso cumprir todos os requisitos legais.
- BPC: por fim, há o Benefício de Prestação Continuada, ele é concedido para idosos e pessoas com deficiência, lembrando que devem estar na condição de vulnerabilidade social.
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Problemas comuns que ocorrem nos benefícios
Todo benefício, antes de ser cedido, passa por um processo onde a autarquia analisa se de fato o segurado já está cumprindo todos os requisitos para receber o valor em questão. E durante a análise, pode ser que o benefício seja negado, por exemplo.
Há vezes que isso ocorre sem motivo evidente, então, o segurado precisa entrar em contato com o INSS a fim de entender o motivo que levou a recusa. Mas há regiões remotas que ficam longe dos grandes centros urbanos, que é onde ficam as unidades do INSS.
Para isso, foram criados os canais oficiais da autarquia, por eles, os segurados podem se comunicar com os agentes e tirar qualquer dúvida referente ao seu benefício.
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Quais os canais oficiais do INSS?
Meu INSS
O aplicativo do Meu INSS é basicamente uma unidade na palma da mão do usuário, ele está disponível para todos os celulares e por intermédio dele, o cidadão pode acessar quase 100 serviços.
Site
Também há o portal do INSS, basta digitar Portal INSS em qualquer buscador que rapidamente ele será achado. Por intermédio dele, é possível realizar o pedido de benefícios, emitir extratos e muito mais.
Número
Por fim, há a Central de Atendimento que pode ser acessada pelo número 135, o propósito dela foi ampliar o acesso de todos aos serviços do INSS, já que nem toda população possui acesso à internet.