O INSS é uma autarquia responsável por efetuar o pagamento de benefícios de caráter previdenciário, como aposentadorias e pensões, todavia, ela também realiza a administração de benefícios que possuem caráter assistencial, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada, conhecido por BPC, que está disponível para alguns brasileiros que cumprem as exigências para fazer parte do programa. A grande novidade é que no próximo final de semana, as inscrições estarão abertas, entenda.
O que é o BPC?
O benefício em questão, é concedido pelo Governo Federal e visa ajudar pessoas com deficiência e idosos que estão em situação de vulnerabilidade social, mensalmente, eles recebem um auxílio no valor de 1 salário mínimo vigente, todavia, para ter direito, é preciso cumprir alguns requisitos, a saber:
- Caso o interessado seja idoso, é preciso ter pelo menos 65, já no caso de pessoas com deficiência não há idade mínima;
- A renda familiar precisa ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente;
- Nos casos das pessoas com deficiência, é preciso que ela comprove sua incapacidade, seja física ou mental.
Sobretudo, é preciso ter acesso ao Cadastro Único, caso a pessoa não tenha acesso, ela precisa procurar um Centro de Referência de Assistência Social, popularmente conhecido como CRAS e realizar o cadastro.
Veja também: Quanto O INSS Pode Pagar? Veja Os Valores Mínimos E Máximos
Inscrições irão ocorrer neste final de semana
Neste final de semana, para ser mais preciso, nos dias 15 e 16 de julho, das 07 da manhã até às 15h30 da tarde, o INSS irá realizar alguns mutirões para agilizar o processo de análise dos pedidos realizados para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A previsão é que cerca de 20 assistentes sociais realizem mais de 300 atendimentos extras.
Para ir até o local, que fica localizado na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, é preciso realizar um agendamento prévio, pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 07h até às 22h.
O objetivo da ação é diminuir a fila de espera para receber o benefício em questão, já que uma das etapas que mais demoram é a avaliação social. Lembrando que não haverá perícias médicas durante o mutirão, apenas o serviço citado anteriormente.
Veja também: Oportunidade Da Vida! Loteria Sorteará R$ 2,7 Bilhões Na Sexta
O tempo de espera deve diminuir
A meta é que mutirões como esse, sejam realizados em cidades onde a fila de espera para receber a visita seja superior a um mês e quinze dias, a fim de tornar o processo ainda mais rápido. A ideia deles é que o evento não seja um fato isolado, mas que venha acontecer com uma certa frequência.
Lembrando que passar pelo atendimento não significa que o usuário terá o benefício concedido, já que é apenas uma das fases para que o benefício seja liberado para o usuário.
Todos estão esperando que tudo dê certo, principalmente, por conta que mutirões do tipo já ocorreram em outras localidades.