Atualmente, por conta das constantes necessidades de deslocamento e dos preços das tarifas, não é difícil encontrar brasileiros que gostariam de ter transporte de graça nas cidades em que residem. E, de certa forma, esse sonho já está se transformando em realidade.
Em algumas partes do país muitos cidadãos estão conseguindo se locomover sem gastar nada. Mas, claro: esse tipo de iniciativa está repleto de detalhes que precisam ser entendidos, e é sobre isso que trata o artigo a seguir.
O transporte de graça já é realidade em algumas partes do país
O famoso Passe Livre, que oferece transporte de graça no âmbito público e coletivo, já conquistou milhares de cidadãos brasileiros: trata-se de uma das iniciativas públicas que mais foram solicitadas no decorrer dos últimos anos.
No momento (até a primeira quinzena de julho de 2023, quando este conteúdo foi publicado), 74 municípios já contam com esse benefício ativo todos os dias para os seus moradores, dando a eles o direito de utilizar ônibus sem pagar nada por isso.
No ranking dos estados que possuem o maior número de cidadão que aderiram ao Passe Livre, São Paulo e Minas Gerais saem como vencedores, somando 39 municípios.
A prefeitura da cidade de São Paulo, em 2022, pediu um estudo que analisasse se a implementação desse programa seria viável na capital. Este projeto, especificamente, foi nomeado de Tarifa Zero, e ainda está sendo desenvolvido pela São Paulo Transportes (ou SPTrans), que é nada menos que uma empresa pública cuja responsabilidade é gerir os transportes do município em questão.
No início deste mês, os vereadores da cidade apresentaram a proposta de outro PL (Projeto de Lei), tendo este o foco em melhorar a forma de levar o Passe Livre para a capital de forma parcial.
Esta medida, de modo geral, tem o foco de oferecer transporte de graça para as pessoas de baixa renda, a exemplo dos cidadãos que fizeram inscrição no Cadastro Único ou estão desempregados.
Já em Belo Horizonte, o programa Passe Livre em âmbito municipal conseguiu aprovação junto à Câmara dos Vereadores, tendo como foco beneficiar as mulheres que foram vítimas de violência e precisam de atendimento, os estudantes e, também as linhas de ônibus cujos trajetos incluem favelas e vilas.
Isso sem citar o fato de que, muito em breve, pode ser que todos os moradores de BH consigam usar o transporte de graça nos feriados e nos domingos.
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Mais municípios podem aderir ao programa em breve
Segundo informações que foram divulgadas pela NTU, cujo nome oficial é Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, o uso de ônibus e de transporte público como um todo teve uma queda considerável depois da pandemia: o número de usuários está 20% menor.
Vale lembrar, também, que o uso de aplicativos de transporte, como 99 e Uber, cresceu muito nos últimos meses.
Diante de um cenário como esse, mais 7 capitais do Brasil estão analisando a possibilidade de oferecer transporte de graça aos moradores.
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