Estamos em um período de férias, e quando esse tempo chega são diversas famílias que se programam para fazer algumas viagens de carro para tirar um momento de descanso com as crianças. Porém, é necessário se atentar também a nova lei de trânsito que muitos motoristas ainda não conhecem e estão sendo surpreendidos.
Essa mudança de lei aconteceu em 2022 e foi publicada no Diário Oficial da União. Por mais que já esteja em vigor a cerca de um ano, são muitos motoristas que ainda não tem conhecimento sobre essa nova lei, que é o uso correto do insulfilm (que é a película usada nos vidros dos carros).
Segurança nos carros
O insulfilm é um item de segurança no carro ao qual os proprietários têm o intuito de usar para ter uma segurança para se proteger e sua família também, porque na maioria das vezes, a pessoa que está do lado de fora do carro dependendo não consegue ver quem está dentro.
No entanto, o motorista que usa a película de forma incorreta pode ter problemas com a fiscalização.
Veja também: Lista ATUALIZADA De Infrações Que Podem BLOQUEAR A Sua CNH; Cuidado!
Mudanças feitas na lei
Conforme a nova legislação todos os proprietários dos veículos devem deixar, mínimo 70% de transparência nos vidros, e tudo isso foi pensando para não prejudicar a visão de quem dirige, mas em contrapartida se a medida for desrespeitada o motorista vai estar sujeito a aplicação de 5 pontos na carteira de motorista a uma multa no valor de R$ 195,23.
Já para os vidros laterais traseiros, a porcentagem não foi tanto afetada, precisam ter no mínimo 28% de transparência. Se acontecer do motorista ser parado de uma blitz e não estar dentro dessas regras, vai sofrer consequências.
Vale ressaltar o uso proibido do uso de películas espelhadas ou opacas, independente da cor. Isso foi uma decisão devido a esse tipo de insulfilm que pode comprometer de vez a visão dos motoristas.
O maior ponto de atenção é as bolhas na aplicação da película, porque isso pode atrapalhar na condução do veículo e também aumentar o risco de acidentes, e assim a nova lei tornou expressamente proibido o uso de insulfilm.
Veja também: Lei É Clara! Precisa De CNH Para Pilotar Uma Bicicleta Elétrica?
Pontuação de multas mudou em 2023; confira
O sonho de várias pessoas é conseguir emitir a Carteira Nacional de Habilitação, para conseguir conduzir veículos de maneira regularizada. Todavia, é fato que o processo para sua emissão é burocrático, mas após tirá-la, é importante ter cuidado para não perdê-la, agora, o cenário ficou mais favorável, graças a uma lei que mudou a quantidade de pontos máximos antes da suspensão do documento.
Agora, de acordo com a lei, o documento só pode ser suspenso quando atingir o limite de 40 pontos, mas é importante entender que nem sempre será dessa maneira, já que a depender das multas, a quantidade de pontos pode mudar, a saber:
- Até 40 pontos, caso o condutor não tenha infração gravíssima no prazo de 12 meses;
- Até 30 pontos, caso o condutor tenha uma infração gravíssima no prazo de 12 meses;
- Até 20 pontos, caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas no prazo de 12 meses;
- Já os motoristas “profissionais” terão o limite de 40 pontos, sem usar o critério de quais infrações foram cometidas