Como já está sendo compartilhado, muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder receber em breve uma correção que deve aumentar os valores dos benefícios, isso já é muito esperado por todos. Esses lotes incluem valores diferentes aos benefícios por incapacidade calculados de forma incorreta que ocorreu entre 2002 a 2009.
Lembrando que o penúltimo lote da revisão do artigo 29, também conhecida como a revisão dos auxílios, foi pago no mês de maio pela autarquia, é uma correção que aumentou a quantia recebia por quem receber a aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente ou pensão por morte.
Revisão do artigo 29
Muitas pessoas só escutam falar sobre, mas não sabem o que é. Os benefícios por incapacidade concedidos entre os anos de 2002 a 2009 são calculados considerando 100% das contribuições previdenciárias feitas pelo trabalhador. E segundo a regra em vigência, os 20% menores salários de contribuição deveriam ter sido descartados antes do cálculo, e deixa apenas os 80% maiores.
Esse erro gerou redução nos valores do pagamento de milhares de segurados, e devido a isso o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) fez uma ação e conseguiu essa revisão.
Esse processo de ressarcimento dos segurados iniciou em 2013, mas ainda não foi encerrado ainda tem 148,5 mil pessoas esperando por essa correção.
Veja também: Saiba TUDO que é necessário para garantir a APOSENTADORIA POR INVALIDEZ do INSS
Prazo para finalizar as revisões
Conforme informações do INSS, os dados dessas pessoas que não receberam foram notificados dessa forma: “apresentaram inconsistências na tentativa de processamento pelo sistema, pois são benefícios mais complexos, como, por exemplo, benefícios com pensão desdobrada.”
O órgão também informou um prazo de 12 meses para finalizar as revisões e os pagamentos para aqueles que estão de fora, é um pedido de tempo extra ao qual foi questionado pelo Ministério Público e pelo Sindnapi, e devido a isso o INSS vai ter que apresentar um plano de pagamento em até 30 dias.
Os aposentados e os outros segurados por incapacidade com direito a revisão do artigo 29 precisam estar atento no que está próximo a acontecer.
Veja também: Doenças graves que asseguram “vantagens” no INSS aos brasileiros