A aposentadoria é uma pauta que sempre está em alta e sempre tem comentários para se fazer, principalmente de ano a ano. A aposentadoria é paga pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), e para conseguir se aposentar é necessário contribuir mensalmente com o órgão.
Confira no texto abaixo quais são as principais formas para conseguir a aposentadoria do INSS e quais são as regras. Todos sabem que é necessário ter uma idade mínima para se aposentar e também o tempo de contribuição. Mas saiba que cada aposentadoria tem sua regra.
Ou seja, cada trabalhador pode buscar um tipo diferente de aposentadoria, mas é necessário fazer uma pesquisa, conhecer um pouco de todas para saber qual a melhor modalidade que se encaixa no seu perfil, para garantir uma mais vantajosa.
Quais são as formas de conseguir uma aposentadoria através do INSS?
Aposentadoria por idade
A aposentadoria por idade, tem por regra:
- Homens precisam ter 65 anos
- Mulheres precisam ter 60 nos
Além disso, ambos precisam ter ao menos 15 anos de contribuição.
Aposentadoria por tempo de contribuição
- Homens precisam ter 35 anos de contribuição
- Mulheres precisam ter 30 anos de contribuição
Aposentadoria por idade rural
Outro tipo de aposentadoria que existe é por idade rural, e conforme a regra é necessário que:
- Homem tenham 60 anos
- Mulheres tenham 55 anos
Ambos precisam ter 15 anos de contribuição.
Como foi citado acima, cada profissional pode ter um tempo diferente para a aposentadoria, por isso é necessário se informar. Um exemplo disso são os professores, o tempo de contribuição precisa ser de:
- 30 anos para homens
- 25 anos para mulheres
Veja também: Aprenda como AUMENTAR o valor da aposentadoria sendo MEI
Outras maneiras de conseguir a aposentadoria
Outra maneira de conseguir se aposentar é através de um caso de invalidez, pois é destinado especialmente para os trabalhadores que ficam incapacitados para retornar ao trabalho, seja por doença ou acidente, mas de forma permanente. Existe também a aposentadoria especial para os trabalhadores que ficam expostos a situações de riscos, como trabalhadores em atividade de condições impróprias para a saúde.
Vale ressaltar que essa modalidade foi feita para conseguir proteger os profissionais expostos a ruídos em excesso como:
- Calor
- Atividade com uso de produtos químicos forte
- E outros casos que colocam a vida do trabalhador em risco
É necessário apresentar o tempo de trabalho nessas atividades que são descritas como especiais através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Veja também: Aposentadoria para criança? Benefício do INSS para menores de 18 anos