Muitas pessoas estão abrindo o MEI como uma nova opção de emprego, estão apostando em ter o seu próprio negócio. O MEI é microempreendedor individual, pois assim que abre o seu cadastro passa a ter um CNPJ e assim se torna mais fácil para abrir uma conta bancária ou até mesmo solicitar um empréstimo.
O MEI também faz emissão de nota fiscal e tem algumas obrigações de pessoa jurídica. Desde o ano da pandemia, o número de CNPJ aberto cresceu bastante, isso porque diversas pessoas perderam seu emprego durante a crise e decidiram abrir seu próprio negócio.
É uma modalidade popular e conhecida, além de trazer algumas facilidades e tem como abrir MEI sem precisar sair de casa, tem como fazer pela internet e de forma gratuita. Acompanhe a leitura e aprenda a fazer esse processo de abertura.
Para ser MEI precisa de?
Uma pessoa que deseja se tornar um microempreendedor (MEI) é aquela que tem um faturamento bruto de no máximo R$ 81 mil ao ano e que a sua profissão de atuação esteja dentro da lista de atividades que são permitidas pelo MEI.
Ou seja, para ser MEI precisa confirmar que o seu faturamento anual não ultrapasse desse valor. Vale ressaltar que tem como abrir o MEI pela internet e de forma gratuita.
Veja também: Aprenda como AUMENTAR o valor da aposentadoria sendo MEI
Passo a passo de como abrir MEI
Confira o passo a passo de como fazer esse processo pela internet:
- Entre no Portal do Empreendedor
- Depois, vá até à opção “Quero ser MEI” e, depois, em “Formalize-se”
- Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF, caso já tenha uma conta
- Siga todas as instruções em tela. Será necessário preencher seus dados pessoais como número de RG e CP. Além do número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato
- Escolha as atividades que vai exercer, depois o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, ou via ‘internet’, em um endereço comercial
- Por fim, confira todos os dados informado e finalize a sua inscrição.
Veja também: Caixa Tem libera PRESENTE para todos os brasileiros