Criar perfumes caseiros à base dos famosos óleos essenciais pode ser um processo realmente gratificante. Afinal, por meio dele é possível obter fragrâncias exclusivas, que combinam com o gosto de quem reuniu os ingredientes, e ainda é possível, também, desfrutar das propriedades terapêuticas que este tipo de óleo oferece.
E a boa notícia para quem tem interesse neste assunto tão belo é que, por meio do artigo a seguir, o processo será desmistificado e, ainda, serão apresentadas 3 receitas simples que qualquer pessoa pode fazer no conforto do seu lar, em poucos minutos.
As vantagens de fazer perfumes caseiros
Não é exagero afirmar que os perfumes comerciais (ao menos a maior parte deles) estão cheios de itens químicos, sendo que muitos deles podem vir a prejudicar a saúde em algum momento. Isso sem citar as reações alérgicas e as irritações que podem causar, por conta dos chamados alérgenos.
Logo, ao fazer seus próprios perfumes caseiros, qualquer pessoa tem a vantagem de conseguir controlar totalmente os ingredientes: e a escolha por um bom óleo essencial, que seja orgânico, não só dará a cada produto criado um cheiro único, como também fornecerá benefícios importantes para a saúde.
Vale lembrar, por sinal, que estes óleos possuem o aroma e as propriedades das plantas que representam justamente por serem o extrato concentrado das mesmas. E o uso deles, por sua vez, ocorre em diversos produtos, incluindo cosméticos e velas, por exemplo.
Veja também: Lavar os cabelos esconde uma VERDADE que poucos conhecem; prepare-se
3 perfumes caseiros que são fáceis de fazer
Agora, é hora de conhecer as receitas para criar perfumes caseiros que são tão cheirosos que irão chamar a atenção de todas as pessoas ao redor.
Aí vão elas:
Perfume 1: floral suave
Os ingredientes necessários para o preparo são:
- Óleo essencial de lavanda (20 gotas)
- Óleo essencial de jasmim (10 gotas)
- Óleo essencial de rosa (10 gotas)
- Vodka ou álcool de cereais (60 ml)
Todos os ingredientes devem ser muito bem misturados dentro de um frasco de vidro que seja escuro: é preciso agitar bem. Esta mistura precisará de pelo menos 48 horas de descanso, para que realmente vire um perfume marcante.
Perfume 2: cítrico energizante
Já este outro perfume caseiro precisa dos seguintes itens para ser feito:
- Óleo essencial de laranja (15 gotas)
- Óleo essencial de limão (10 gotas)
- Óleo essencial de hortelã-pimenta (5 gotas)
- Álcool de cereais, que pode ser substituído por vodka (60 ml)
O processo de preparo, propriamente dito, é o mesmo citado acima: é preciso misturar tudo corretamente em um frasco específico, deixando descansar em seguida (por 48 horas).
Perfume 3: amadeirado relaxante
Este terceiro preparo, por fim, exige estes ingredientes:
- Óleo essencial de cedro (10 gotas)
- Óleo essencial de sândalo (10 gotas)
- Óleo essencial de vetiver (10 gotas)
- 60 ml de vodka ou de álcool de cereais
O perfume, depois que tudo for misturado muito bem, também deverá ter pelo menos 48 horas de descanso, para que o poder do seu aroma e de sua fixação fique mais evidente.
Veja também: NOVO GOLPE revelado para quem costuma comprar na SHEIN; cuidado