A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento que a maioria assim que completa 18 anos deseja ter, por mais que tem essa popularidade para ter um carro e poder dirigir dentro da lei com a habilitação, faz também toda diferença para quem busca oportunidade de emprego, pois tem vagas que colocam como requisitos.
No entanto, hoje em dia tirar a CNH está muito caro, mas é por isso que resolvemos trazer esse texto para você, existe um programa que oferece a emissão de graça, a pessoa que estiver dentro dos requisitos pode conseguir esse tão sonhado documento.
Como o valor para emissão da CNH subiu demais, muitos brasileiros desistiram de tentar, principalmente as pessoas de baixa renda, pois os custos dos exames e de todo o processo ficou fora do alcance para a maioria dos brasileiros que recebem apenas um salário-mínimo.
CNH Social, documento totalmente gratuito
O programa CNH Social foi criado com a intenção de atender pessoas de vários estados brasileiros, mas infelizmente até o momento não são todos os estados que querem oferecer esse programa para a população, por isso é necessário primeiro verificar que se no estado que você mora eles estão oferecendo o programa.
Os estados são:
- Acre
- Amazonas
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
- Alagoas (somente em Maceió)
- Pernambuco
- Roraima
Veja também: Revelado o ASSUSTADOR preço da CNH atualizado; confira
Como entrar no programa?
Se o seu estado está nessa lista, você pode ir pessoalmente até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para conferir as vagas que estão abertas para esse programa da CNH Social, já que não é um benefício do Governo e sim do estado, é necessário se informar as exigências de cada estado.
Porém, normalmente as regras principais são:
- Idade mínima de 18 anos
- Não ter registro formal de emprego na carteira de trabalho
- Saber ler e escrever
- Estar desempregado por pelo menos um ano.
Como informado acima, cada estado pode fazer a sua regra, mas a princípio as principais são essas, mas em alguns estados eles pedem os dados cadastrados e atualizados na plataforma no CadÚnico.
Veja também: 5 MIL VAGAS para tirar sua CNH SOCIAL de graça; veja onde