O pix é a forma de pagamento mais utilizada hoje em dia, além de ser a mais popular, tudo isso devido a sua instantaneidade. Porém, por mais que seja uma ferramenta fácil de mexer erros podem acontecer, e um dos mais temidos é fazer um pix enviado para a pessoa errada.
Assim que envia o PIX a pessoa fica preocupada e não sabe se será possível ter esse dinheiro de volta ou se tem como cancelar o pix, por isso trouxemos esse texto para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida.
Posso cancelar um pix que já foi enviado?
Não tem como cancelar! Uma característica boa do PIX é a velocidade e também a efetividade, pois as transferências são feitas em tempo real, isso que diferencia o pix dos outros. Antes de enviar o pix é necessário prestar bastante atenção ao colocar os dados da pessoa que deseja enviar, qualquer número ou letra errada por ir para outra pessoa desconhecida.
Assim que o pagamento é feito não tem como desfazer a transferência.
Como posso recuperar esse dinheiro?
Para conseguir recuperar o dinheiro do pix que foi enviado errado por engano é necessário adotar algumas medidas, a primeira delas é tentar encontrar em contato com a pessoa que recebeu o pix. Por exemplo, se a chave pix foi um número de celular e você colocar algum número errado, tenta ligar para esse número e explicar para a pessoa, no caso do e-mail a mesma coisa.
Tem casos que tem como resolver essa situação assim, diretamente com a pessoa, mas se caso não conseguir entrar em contato com a pessoa pode tentar entrar em contato com uma instituição financeira.
Porém, se tiver suspeita de golpe ou fraude tem que relatar esse fato ao banco imediatamente. É importante saber que o Banco Central implementou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite os bancos participantes do pix terem acesso a essa ferramenta para devolver esses recursos em casos de golpe.
Veja também: Clientes CAIXA podem começar a pagar para fazer PIX; entenda os valores
Em casos de golpe entre em contato com o banco
Quando acontecer esse tipo de caso com você entre em contato com o banco através dos canais de atendimento e já relata o que aconteceu o mais rápido possível para tentar reverter essa situação.
Se na situação aparecer uma falha no sistema do banco que possa resultar no envio incorreto do pix, é necessário contestar a transação, apara fazer isso vai precisar entrar em contato com o banco, o ocorrido solicite a análise a resolução do problema.
Dependendo da gravidade da situação pode ser necessário registrar um boletim de ocorrência na polícia.
Veja também: Como vai funcionar o novo Pix AUTOMÁTICO previsto para 2024