É comum que pelo menos uma vez por mês, a maioria dos brasileiros utilizam algum serviço bancário, até aí tudo bem, todavia, há bancos que acabam cobrando algumas taxas indevidas para serviços que devem ser oferecidos de maneira gratuita. Agora, é possível que o cliente realize a solicitação do valor pago de maneira indevida, há clientes que estão recebendo mais de R$ 100, confira como é possível solicitar o reembolso.
Quais os serviços que devem ser oferecidos de maneira gratuita?
Como salientado, agora, é possível solicitar o reembolso de todo valor pago de maneira irregular, o único problema é que há um tempo determinado para que haja a solicitação, a saber, cinco anos. Então, toda tarifa paga indevidamente nos últimos cinco anos pode ser reembolsada pelo cliente.
Há vários serviços que os bancos devem oferecer aos clientes de maneira gratuita, caso o banco venha cobrar, isso vai contra às regras, a saber, são esses os serviços:
- Cartão de débito;
- Segundo via do cartão de débito;
- Quatro saques por mês gratuitos;
- Duas transferências gratuitas por mês, entre contas da mesma instituição;
- Acesso a pelo menos 2 extratos gratuitos;
- Compensação de cheques;
- Dez folhas de cheque por mês;
- Serviços eletrônicos, caso no contrato haja a especificidade informando que o uso da conta é somente de maneira digital.
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Quem tem direito ao reembolso?
Basicamente, qualquer pessoa que pagou por algum dos serviços informados anteriormente que deveriam ser disponibilizados gratuitamente pelo banco, basicamente:
- Se o usuário foi cobrado pela emissão do cartão de débito ou pela segunda via;
- Caso tenha sido cobrado por algum saque dentro dos 4 gratuitos;
- Caso tenha sido cobrado por alguma transferência dentro do limite de 2 gratuitas;
- Caso tenha sido cobrado pelas folhas de cheques.
Portanto, ao avaliar, é importante perceber se a cobrança realmente ocorreu fora dos limites ou não. Caso o usuário não tenha atingido o limite de gratuidade, ele não deve pagar nada e tem direito ao reembolso.
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Como solicitar o reembolso?
A solicitação do reembolso é simples e na maioria das vezes, não possui tanta burocracia, basta seguir o passo a passo:
- Entre em contato com o seu banco, via telefone ou WhatsApp;
- Após isso, relatar acerca das tarifas cobradas de maneira irregular durante um certo período de tempo;
- Realize a solicitação do reembolso;
- Aguarde o valor ser adicionado a sua conta bancária.
Contudo, pode ocorrer dos bancos não aceitarem pagar o reembolso, caso isso aconteça, o usuário precisa entrar em contato com o Bacen, para que o banco seja notificado. Todavia, na maioria das vezes quando o usuário entra em contato, o banco acaba cedendo e devolvendo o que é do cliente por direito.