Alerta TOTAL! Agora dá para solicitar reembolso das tarifas pagas aos bancos; veja como

É comum que pelo menos uma vez por mês, a maioria dos brasileiros utilizam algum serviço bancário, até aí tudo bem, todavia, há bancos que acabam cobrando algumas taxas indevidas para serviços que devem ser oferecidos de maneira gratuita. Agora, é possível que o cliente realize a solicitação do valor pago de maneira indevida, há clientes que estão recebendo mais de R$ 100, confira como é possível solicitar o reembolso. 

Confira como solicitar o reembolso do valor pago a mais aos bancos | Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Quais os serviços que devem ser oferecidos de maneira gratuita?

Como salientado, agora, é possível solicitar o reembolso de todo valor pago de maneira irregular, o único problema é que há um tempo determinado para que haja a solicitação, a saber, cinco anos. Então, toda tarifa paga indevidamente nos últimos cinco anos pode ser reembolsada pelo cliente.

Há vários serviços que os bancos devem oferecer aos clientes de maneira gratuita, caso o banco venha cobrar, isso vai contra às regras, a saber, são esses os serviços: 

  • Cartão de débito;
  • Segundo via do cartão de débito;
  • Quatro saques por mês gratuitos;
  • Duas transferências gratuitas por mês, entre contas da mesma instituição;
  • Acesso a pelo menos 2 extratos gratuitos;
  • Compensação de cheques;
  • Dez folhas de cheque por mês;
  • Serviços eletrônicos, caso no contrato haja a especificidade informando que o uso da conta é somente de maneira digital. 

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Quem tem direito ao reembolso?

Basicamente, qualquer pessoa que pagou por algum dos serviços informados anteriormente que deveriam ser disponibilizados gratuitamente pelo banco, basicamente:

  • Se o usuário foi cobrado pela emissão do cartão de débito ou pela segunda via;
  • Caso tenha sido cobrado por algum saque dentro dos 4 gratuitos;
  • Caso tenha sido cobrado por alguma transferência dentro do limite de 2 gratuitas;
  • Caso tenha sido cobrado pelas folhas de cheques.

Portanto, ao avaliar, é importante perceber se a cobrança realmente ocorreu fora dos limites ou não. Caso o usuário não tenha atingido o limite de gratuidade, ele não deve pagar nada e tem direito ao reembolso. 

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Como solicitar o reembolso?

A solicitação do reembolso é simples e na maioria das vezes, não possui tanta burocracia, basta seguir o passo a passo:

  • Entre em contato com o seu banco, via telefone ou WhatsApp;
  • Após isso, relatar acerca das tarifas cobradas de maneira irregular durante um certo período de tempo;
  • Realize a solicitação do reembolso;
  • Aguarde o valor ser adicionado a sua conta bancária.

Contudo, pode ocorrer dos bancos não aceitarem pagar o reembolso, caso isso aconteça, o usuário precisa entrar em contato com o Bacen, para que o banco seja notificado. Todavia, na maioria das vezes quando o usuário entra em contato, o banco acaba cedendo e devolvendo o que é do cliente por direito.