O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por controlar a aposentadoria e benefícios trabalhistas dos brasileiros. Todo trabalhador que atua sob regime CLT é obrigado a contribuir mensalmente para à previdência. O pagamento acontece diretamente no salário mensal, mediante o desconto recorrente. Garantindo não somente a aposentadoria ao fim da vida de trabalho, como seguros trabalhistas em caso de imprevistos. Como é o caso do auxílio-doença, etc. Entretanto, não é um benefício somente dos trabalhadores CLT, autônomos também podem contribuir e possuem muitos benefícios disponíveis.
Quais são as vantagens de contribuir para o INSS?
Por mais que muitos autônomos sejam MEI e com isso pretendam crescer no seu próprio negócio, mas uma das vantagens recorrentes da contribuição mensal para o INSS é a possibilidade de aposentadoria. Com isso, garante o direito futuro de se aposentar. Sem contar os demais auxílios que são oferecidos aos contribuintes.
Os trabalhadores que contribuem com o INSS têm direito a vários benefícios. Conheça alguns deles:
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade;
- Reabilitação profissional.
Portanto, o autônomo possui direito aos mesmos benefícios que um trabalhador convencional. Ademais, é necessário manter em dia as parcelas de contribuição a fim de ter direito aos benefícios oferecidos.
No caso da aposentadoria, como o pagamento é recorrente é necessário que nenhuma seja atrasada. No caso dos MEIs, caso atrasem uma parcela, a contagem para aposentadoria retorna para o ponto inicial.
Leia mais: Novos radares vão TE PEGAR; entenda a “tecnologia da multa”
Todos podem contribuir para o INSS?
Não. Apenas alguns profissionais que podem contribuir para o INSS. Lembrando que no caso dos autônomos, a contribuição é de sua única e inteira responsabilidade: qualquer erro ou problema será necessário que ele mesmo resolva.
Algumas categorias podem contribuir tranquilamente, como é o caso dos: empregados domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores rurais e MEIs; no caso dos empreendedores, eles contribuem através do pagamento do DAS.
Portanto, os brasileiros avulsos que desejam contribuir com o INSS a fim de ter uma garantia vitalícia no fim de sua vida podem. A porcentagem mínima de pagamento é de 7,5%.
Leia mais: Ganhe R$ 100 MIL apenas para ficar deitado; veja como
Como pagar INSS sendo autônomo?
Todo processo de cadastro é feito de maneira online. O interessado precisa encontrar o número do PIS ou NIT, no caso dos trabalhadores autônomos. O passo a passo abaixo será feito no site da Previdência Social. Veja quais são os passos a serem seguidos.
O primeiro passo é escolher a forma de contribuição. Através do site é possível verificar os planos disponíveis e com isso o valor mensal a ser pago. Podendo ser escolhido de acordo com a renda mensal, a fim de se ter um certo conforto financeiro.
Posteriormente é necessário ir até o site Previdência novamente e emitir a GPS (Guia da Previdência Social). Feito isso, basta ir até uma Casa Lotérica e pagar o boleto. Lembrando que dependendo do plano, o pagamento pode ser mensal ou trimestral.
É necessário que tudo esteja em dia, a fim de conseguir gozar de todos os benefícios oriundos da Previdência Social.