Além do Brasil: estes países aceitam a nota do Enem 2023

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova conhecida no mundo inteiro, além disso é um exame em que cada país tem a sua técnica aplicada para que os alunos consigam entrar na universidade. Aqui no Brasil, é o Enem a principal porta de entrada para o ensino superior e tudo depende das notas do exame, no entanto muitos não sabem que tem como utilizar a nota do Enem para concorrer as vagas em universidade do exterior. 

Como informado acima, cada país tem uma forma de seleção, porém em vários lugares aceitam a nota do Enem, como por exemplo em Portugal, lá eles já possuem mais de 50 instituições que recebem os candidatos que foram aprovados. 

Além do Brasil estes países aceitam a nota do Enem 2023
veja quais universidades foram do Brasil aceita a nota do Enem. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Portugal e exame do Enem 

A BBC News Brasil informou que Portugal é um dos países que mantêm um tipo de acordo com o nosso governo brasileiro para conseguir aceitar essas pessoas em forma de ingresso nas universidades. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disse que tem mais de 50 universidades aceitando a nota do Enem, no entanto é necessário também cumprir alguns requisitos e peso para as notas. 

Veja também: TOP 10 cursos mais concorridos do Sisu, com sua nota do Enem

Universidades no exterior 

Tem algumas universidades no Reino Unido, como: 

  • Glasgow 
  • Birkbeck 
  • Universidade de Loughborough  
  • Nottingham Trent University 

São universidades que até citam em seus regulamentos sobre ter a nota do Enem como um critério de admissão, porém é necessário também sempre estar atento as regras, pois a nota do Enem é somente um dos requisitos, tem instituições que até solicitam qualificações extras. 

Tem outras universidades como: 

  • Oxford  
  • Cambridge 

Que ao entrar em suas páginas para os candidatos internacionais, um dos critérios é como realizar o International Baccalaureate (IB), ter cinco cursos ou mais de Advanced Placemente (AP) e também indicam que até o ano inicial da graduação em outra instituição, fora do Reino Reuno antes de tentar a vaga, por isso o processo se torna bem rigoroso. 

E para não ficar somente nesses exemplos, tem universidades que também tem situações similares na: 

  • Northeastern University 
  • New York University 
  • Drexel University  
  • Temple University 

Lembrando que as normas de participação são diferentes, já em outras palavras elas podem ser criteriosas ou mais fáceis. Tem alguns países como Canadá e Irlanda que também passaram a aceitar a nota do Enem para que os alunos ingressem na Universidade.  

Veja também: Enem 2023 está com inscrições ABERTAS! Veja tudo o que você deve saber