Hoje com a internet tudo ficou mais fácil e acessível. O seguro-desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores formais que são demitidos sem justa causa, o objetivo desse seguro é proporcionar um auxílio-financeiro em dinheiro para que o trabalhador consiga se reestabelecer durante esse período.
Quem pode solicitar o seguro-desemprego?
Não é somente os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa que podem receber, é necessário cumprir os requisitos:
- Não ter renda própria suficiente para a manutenção de si e da família
- ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a:
- pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação
- pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação
- cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações
- não receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada (com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço).
Por onde recebo seguro-desemprego?
O trabalhador que foi demitido sem justa causa pode receber o benefício na Caixa Econômica Federal que vai ser depositado na conta que foi informado o saque já estará disponível. Para saber o valor das parcelas é só calcular o valor das parcelas considerando a média dos salários dos últimos 3 meses.
Em relação ao pescador artesanal, trabalhador resgatado ou emprego doméstico o valor é de um salário-mínimo (R$ 1.320 atualmente). O Ministério do Trabalho e Emprego já compartilhou que disponibilizou a solicitação deste benefício pela internet, então assim que a pessoa receber a documentação para dar a entrada no seguro-desemprego ele pode fazer o pedido pela internet.
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Pedido da solicitação pela internet
Tem duas maneiras para a pessoa conseguir solicitar pela internet: pelo portalgov.br ou pelo aplicativo da Carteira Digital. Vamos ensinar como fazer esse pedido pelo portal Gov.br
- Entre no portal gov.br e clicar em “seguro-desemprego”
- Após a leitura, é só clicar em “solicitar”
- Em seguida, clicar em” Quero me cadastrar” ou “Já tenho cadastro”
- Se for a primeira vez, inserir os dados pessoais
- Em seguida clicar em “entrar”
- A opção agora é “consultar” ou “solicitar o seguro-desemprego”
- Digitar o número do requerimento e clicar em “localizar” e concluir.
Lembrando que através desse portal o segurado pode acompanhar todo o andamento do processo e também o valor depositado, além dos números de parcelas que vai receber.
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