Há quem diga que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, por conta de sua variedade linguística, que acaba sendo normal em relação às dimensões continentais do país. Todavia, existem palavras que muitos brasileiros acabam errando e são simples de se falar, a pronúncia e escrita correta de certas palavras, é de suma importância, principalmente em ambientes formais. Portanto, confira quais são os erros mais comuns.
Como aumentar o vocabulário?
Antes de conhecer os erros mais comuns, é importante aprender algumas técnicas para aumentar o vocabulário, isso é bastante importante, pois quanto mais palavras alguém sabe, melhor fica a comunicação da pessoa, confira algumas dicas:
- Leia bastante: nos livros, há uma riqueza de palavras que são usadas em diferentes situações, com isso, além de aprender escrever corretamente, você aprende como encaixar aquela palavra ou expressão em uma determinada situação;
- Dicionários: há quem tenha uma ‘mania’ que é boa, ler dicionários, ao ler os dicionários, é possível conhecer uma infinidade de palavras e além disso, os significados delas.
E as dicas que foram repassadas, são importantes, principalmente quando a pessoa pretende prestar algum concurso ou vestibular, onde o português é bastante exigido.
Veja também: Você Não Está Vendo Uma Ilusão! São Quase 60 Mil Vagas Em Concursos
Como errar menos ao escrever algumas palavras?
Em alguns casos, os erros gramaticais nem são por falta de conhecimento, mas por falta de atenção. Geralmente, ao escrever rápido isso acaba acontecendo, mas além disso, alguns costumes podem acabar ‘ajudando’ essas coisas acontecerem.
Então, ao escrever uma mensagem, sempre verificar todas as palavras e ver se estão corretas, além disso, se acostume a não usar o corretor automático, pois isso pode acabar viciando a pessoa e ela começa a não ligar para os erros achando que sempre ele vai ajudar.
Por fim, não escreva a palavra da maneira que você fala, pois isso pode contribuir para certos equívocos na hora de escrever um texto.
Veja também: OPORTUNIDADE: 30 Cursos Gratuitos No Senado Para Colocar No Currículo
Quais são as sete palavras que as pessoas mais erram?
- Cadarço: é bem comum que as pessoas escrevam a palavra ‘cadarço’, todavia, na hora da pronúncia, acabam falando ‘cardaço’;
- Iogurte: essa palavra possui problemas quanto à pronúncia, onde é comum falarem ‘iorgute’, mas de fato, a pronúncia pode variar a depender da região;
- Mortadela: Essa é clássica da internet, onde pessoas acabam pronunciando como ‘mortandela’, de maneira errônea. O N não existe na palavra.
- Mendigo: essa palavra também é bastante errada, no que diz respeito à pronúncia, quando as pessoas acrescentam um ‘N’ que não existe.
- Umbigo: a palavra umbigo existe na língua portuguesa, mas em algumas regiões, usam de maneira errônea a palavra “imbígo’;
- Sobrancelha: outra palavra que muitos pecam na pronúncia, ao pronunciarem como ‘sombrancelha’;
- Cabeleireiro: Por fim, essa palavra que muitos erram, eles acreditam que a palavra possui apenas uma letra ‘I’, mas na verdade, são duas.