Nesta última quarta-feira (24) a Receita Federal liberou para fazer a consulta do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda referente ao ano-base 2022, se caso você fez a consulta e não apareceu o seu nome, vamos te explicar.
O nome que não apareceu nesse primeiro lote da restituição do Imposto de Renda vai estar entre os quatros lotes restantes, lembrando que a calendário com as datas dos próximos pagamentos também já foi compartilhado e os pagamento vão seguir até o mês de setembro.
Ou seja, calma que você ainda vai receber a sua restituição, mas com a data certa. Continue lendo a leitura.
“Cair na malha fina”
Muitos brasileiros usam o termo “cair na malha fina’, isso significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal devido a alguns erros (pode ser por valores incorretos, informações de cadastros erradas, omitir rendimentos e outros).
No entanto, também pode acontecer da Receita Federal reter a declaração por falta de envio de documentos para comprovar as informações que foram declaradas, por isso é extremamente importante tomar muito cuidado quando for declarar o imposto para não ocorrer esse tipo de erro.
Especialistas tributários se posicionaram sobre o assunto e afirmou que é uma situação comum e um dos principais problemas que foram apresentados nas declarações do Imposto de Renda é referente as despesas com dependentes, ou seja, estão pendentes de comprovação.
O que fazer?
Se deseja verificar a sua situação pode entrar no portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), entrando no portal clique em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), depois na aba processamento e também no item pendências na malha. Se caso tiver algum erro vai estar mostrando pela Receita e você deve fazer essa correção.
Veja também: Aposentadoria do INSS 2023: aprenda como consultar o extrato completo
Pagamento das restituições
Vale ressaltar que o pagamento da restituição do Imposto de Renda ocorre diretamente na conta bancária ao qual o contribuinte precisa informar quando preenche a declaração. A pessoa que também escolheu pagamento via Pix vai ter preferência quando for receber.
Se o depósito não acontecer o contribuinte pode fazer um agendamento através do site da Receita Federal. Confira agora o calendário de pagamento.
Calendário dos lotes da restituição do Imposto de Renda
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Veja também: O que acontece com quem NÃO DECLAROU o Imposto de Renda 2023?