Você que é MEI (Microempreendedor Individual) não pode esquecer de fazer a declaração do Imposto de Renda, vai somente até esse dia 31 de maio. O MEI é uma categoria que está em grande crescimento em nosso Brasil, é um regime de empresas simplificado que pode ter o faturamento de até R$ 81 mil por ano e só pode contratar apenas um funcionário.
Vale ressaltar que o MEI também não pode ter participação em outra empresa como ser dono ou sócio. O MEI também tem suas obrigações fiscais, mas não se compara em relação as outras empresas e declaração anual é uma delas e o prazo se encerra no dia 31 de maio.
Nesta declaração precisa ter quais foram esses faturamentos da marca com o ICMS e ISS de forma bruta. Uma das obrigações é enviar a declaração anual referente ao faturamento anual de 2022, e essa declaração é feita para informar o MEI a Receita Federal dos ganhos anteriores.
Muitos MEIs tem dúvidas sobre esse processo, por mais que seja simples é recomendado enviar antes o documento o quanto antes para evitar problema, por mais que a sua empresa não tenha faturado nada é necessário fazer a declaração anual do MEI.
Continue lendo essa notícia que vamos informar como fazer.
Declaração do MEI 2023
Todo microempreendedor pode ter acesso ao site do Portal do Empreendedor ou também o site da Receita Federal para fazer o envio da declaração 2023. Confira.
Passo a passo:
- Entrar no site da receita, informe o número do CNPJ MEI
- Escolha o ano de 2022 e clique em “Continuar“
- No campo “Valor da Receita Bruta Total”, coloque o valor total do seu faturamento no ano passado
- No campo abaixo, se o MEI não for apenas um prestador de serviços, deverá informar o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual
- Informe se o MEI teve algum empregado no ano referente
- Na tela seguinte você irá visualizar um resumo das informações. Basta conferir se elas estão corretas e clicar em “Transmitir”
- Para finalizar, imprima e guarde o recibo da declaração. Nele constam as informações prestadas, o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.
O que deve ter na Declaração Anual?
- Receita total bruta do ano anterior
- Receita referente à vendas de produtos e ou serviços
- Informar se houveram empregados registrados trabalhando durante o período.
Veja também: ALERTA GERAL! Novos golpes da RESTITUIÇÃO do imposto
Atraso da declaração
Se acontecer de não declarar o imposto de renda na data, você será multado com uma taxa de 2% ao mês sobre o valor declarado, sendo R$ 50 o valor mínimo e lembrando que o máximo não pode passar dos 20% do que foi declarado.
É necessário imprimir a multa e fazer o pagamento pelo banco ou na lotérica, somente depois disso que você não terá mais pendências com o governo.
Veja também: Declaração do IR veio com erro “pré-preenchido”? Veja o que fazer