Não é de hoje que os criminosos investem no roubo de carros! São itens valiosos e que podem ser usados para inúmeros fins. Desde a desmontagem e venda de peças a realização de outros delitos. Muitas empresas tentam sempre inovar na tecnologia, garantindo mais segurança ao condutor. Através de rastreadores de terceiros, biometria e tantos outros equipamentos de segurança. Entretanto, nos últimos dias surgiu um caso viral na internet: alguns criminosos desbloqueando carros usando um Nokia 3310 e até mesmo uma caixinha de som JBL falsificada. Será verdade? Entenda como funciona e o que pode ser feito.
Criminosos usam celular antigo para roubar veículos
Cada vez mais o percentual de crimes no trânsito aumenta! Há algumas semanas foi divulgado um vídeo cujo o criminoso grava todo o momento do assalto. É algo comum aos brasileiros e os fabricantes de automóveis buscam sempre trazer mais segurança aos seus clientes.
Com isso surgiu os carros sem o contato da chave. Impedindo que aconteça a ligação direta. Sendo necessário aproximar realmente a chave do veículo para que ele ligue. Por mais que ainda seja possível burlar, torna-se muito mais difícil.
Por mais que as empresas invistam nisso, os criminosos sempre buscam maneiras de burlar o sistema. E então, através de um simples aparelho celular conseguem desbloquear os sistemas e dar partida no carro.
Muitos acreditam que o vídeo seja falso, mas na verdade não. O mesmo não pode ser dito do aparelho celular. A carcaça do Nokia 3310 ou de uma caixinha de som é apenas um disfarce, que por dentro esconde um desbloqueador de veículos. Através de um carro USB, toda a “mágica” acontece.
Leia mais: Comecei a limpar a escova de dentes com VINAGRE e olha no que deu
Como funciona esse golpe?
Portanto, por mais que muitos não entendam como funciona: os bandidos sabem muito bem. Esse aparelho que pode ser encontrado por valores bem acessíveis, envia um sinal de rádio para o automóvel, que então, redireciona para as chaves do veículo.
Logo em seguida o sinal retorna e acaba dando partida no veículo. Desbloqueando todo o sistema. Por mais tecnológico que o carro seja: quanto mais tecnologia, maiores são as chances de serem hackeados.
O pior de tudo é que para isso acontecer basta que os criminosos retirem os faróis e injetem alguns cabos dentro do veículo. Ao inserir nos locais corretos, acabam conseguindo tamanha façanha. De acordo com especialistas, não há nada que o cliente possa fazer para evitar isso.
Entretanto, é recomendado sempre deixar o veículo em estacionamentos monitorados. Os criminosos possuem uma alta margem de lucro, podendo lucrar entre R$ 15 a R$ 98 a cada delito envolvendo os automóveis.
Veja também: MEDO! Primeiro golpe da VOZ CLONADA por inteligência artificial