Por mais que o WhatsApp seja um dos aplicativos mais usados em todo o mundo, ainda é um aplicativo como qualquer outro. Fadado a erros e problemas.
A grande questão é que está sendo relatado um grande bug na aplicação, que grava as pessoas enquanto estão dormindo e o pior: sem que elas percebam.
O problema foi relatado por alguns usuários e acabou chamando a atenção de todos, até mesmo do CEO do Twitter, Elon Musk. Entenda o que está acontecendo e como se prevenir.
WhatsApp pode gravar seus usuários?
Trata-se de uma falha relatada por alguns usuários Android. O aplicativo acaba gravando o áudio ambiente através do microfone do dispositivo.
Lembrando que tudo isso acontece de maneira involuntária, sem que o usuário perceba.
Há relatos da falha há alguns anos. Embora aconteça durante qualquer parte do dia, é mais comum pela noite. Alguns usuários acabaram denunciando no Twitter.
O WhatsApp respondeu às denúncias culpando o Google.
Em resposta eles afirmaram que o problema só está acontecendo em dispositivos Android. E que desse modo o Google deve ser contatado a fim de corrigir a falha. O WhatsApp deu essa nota ao responder a crítica de Foad Dabiri, engenheiro do Twitter.
O dispositivo usuário é um Pixel 7 Pro. Em meio a tudo isso, Elon Musk aproveitou para “alfinetar” a Meta e replicou o comentário afirmando “WhatsApp não é confiável”.
Muitos usuários já relataram vários problemas de privacidade envolvendo o aplicativo em outros dispositivos.
Leia mais: Carro popular pode ficar mais barato e com maior prazo de PAGAMENTO
WhatsApp se defende e refaz afirmação
Outros problemas foram relatados em dispositivos Android. Bem como no Galaxy A13 OneUi. O mensageiro afirmou que o aplicativo só acessa o microfone do usuário logo após o mesmo aceitar.
E ainda por cima ressaltaram que todas as ligações, gravações, etc. São protegidas com criptografia de ponta a ponta.
E disseram que sequer o WhatsApp tem acesso ao conteúdo das mensagens. Os representantes oficiais do WhatsApp e Google foram procurados pela imprensa e ainda não comentaram nada sobre o assunto.
Portanto, é válido lembrar que existem algumas falhas e bugs. Geralmente elas aparecem nas versões betas do aplicativo.
Caso apareçam nas versões estáveis do aplicativo é importante avisar a empresa através de central de ajuda ou PlayStore.
Claro que por mais que a empresa negue as falhas, isso acaba impactando diretamente a confiança do público na empresa.
Visto que anos atrás a empresa já se envolveu em outros problemas de segurança. Atualmente o WhatsApp faz parte do grupo da empresa Meta.
Em algumas nações o WhatsApp está sob votação acerca de sua usabilidade. Em razão das questões de segurança e criptografia usada pela empresa.
Até o fechamento deste artigo nenhuma das duas empresas se pronunciaram sobre o caso.