Não é raro uma pessoa ter um familiar ou conhecido que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estima-se que todos os anos há mais de 10 mil casos novos registrados no Brasil. Há dois tipos distintos de AVC, cada um causando suas próprias consequências.
Entretanto, todos possuem algo em comum: um sintoma que quando analisado há tempo é possível tratá-lo e evitar danos maiores. Veja um pouco sobre o que é o AVC, seus tipos e fique atento a este sinal que pode ser percebido até 7 dias antes.
O que é o AVC? Quais são seus tipos?
De modo bem simples o AVC é oriundo de uma interrupção no fornecimento de sangue para uma determinada parte do cérebro. Geralmente isso acontece por algum vaso sanguíneo que se rompeu ou ao popular coágulo de sangue. Entretanto, antes disso acontecer o corpo emana alguns sinais notórios.
Há três tipos diferentes de AVC. Sendo eles o hemorrágico, transitório e isquêmico. A diferença entre eles é bem simples e importante de ser divulgada.
O AVC hemorrágico é quando o paciente teve uma ou mais veias rompidas em seu cérebro. O que ocasiona uma pressão muito grande na região.
Já o AVC transitório é quando há uma interrupção temporária de sangue ao cérebro. Visto que isso pode acontecer devido a inúmeros fatores. E por fim, o AVC isquêmico é quando o vaso sanguíneo que leva sangue para o cérebro fica obstruído gerando um coágulo sanguíneo.
Logo que os sintomas são apresentados, o paciente deve ser levado para o hospital. Lá o médico irá submeter o paciente a uma tomografia e realizar algumas testes físicos a fim de saber qual foi o tipo de AVC apresentado no paciente. Entretanto, em alguns casos é possível evitar apenas se atentando a esses sintomas.
Leia mais: Simples dor de garganta pode esconder CÂNCER em estágio inicial
Este sinal do AVC pode aparecer até 7 dias antes
Há alguns fatores que elevam os riscos de um paciente sofrer de um AVC. Entretanto, eles não inibem os sintomas que podem aparecer dias antes do AVC. Alguns fatores agravam o aparecimento deste condição, sendo eles:
- Idade avançada;
- Sedentarismo;
- Histórico familiar;
- Ser do sexo masculino;
- Sobrepeso;
- Obesidade.
E vários outros. Entretanto, a grande maioria possui algo em comum. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Neurology, mais de 20% dos pacientes que sofreram um AVC isquêmico irão passar por alguns sintomas de um AVC transitório ou miniAVC em até 7 dias antes do AVC.
Desse modo a vertigem foi apontada com um dos sinais que acontecem dias antes.
Dentre eles foram notados dores de cabeça, formigamento e dormência dias antes do paciente sofrer o AVC ou popular derrame como também é conhecido.
Portanto, estar atento a esses sintomas é de suma importância. E em casos graves e urgentes é de suma importância que o médico seja consultado o mais rápido possível a fim de seja possível reverter o caso e evitar o máximo de sequelas possível.