A declaração do Imposto de Renda foi um assunto muito comentando logo no começo do ano, mas logo depois que ficaram sabendo da restituição desse imposto, esse foi o principal assunto e tira dúvidas. De acordo com a Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda 2023 serão distribuídas em 5 lotes, e o primeiro tem a previsão de início no dia 31 de maio.
Com todo esse cenário, milhares de brasileiros ficaram na dúvida se podem receber essa restituição, mas é válido informar que não são todos, somente aqueles em que a Receita perceber que pagou um valor a mais sobre o imposto e esse dinheiro será devolvido.
E para complementar o cenário de dúvidas, muitos perguntaram se tem chances de serem os primeiros a receberam essa restituição, e segundo informações oficiais já existe um grupo prioritário que recebe em primeiro lugar que são os idosos, mas se caso a quantidade de pessoas não for completa eles pegam outras pessoas, que são as que declaram primeiro e também que fizeram a declaração pré-preenchida.
Ou seja, é um período que ainda está ativo, todas as pessoas que fizerem a declaração até o dia 10 de maio podem ter grandes chances de receber no primeiro lote de pagamento, más é válido destacar que não é totalmente garantido.
Datas de pagamento
Confira abaixo a ordem exata das datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 conforme o calendário:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Qual a ordem prioritária de pagamento da restituição?
Como dito acima, existe uma ordem decretada por lei para esses pagamentos serem feitos e o critério de prioridade é a seguinte:
- Idosos com 80 anos ou mais
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave
- Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e quem escolheu a restituição por Pix
- Demais contribuintes
Essa é a ordem dos 5 lotes de pagamento com os determinados grupos específicos.
Veja também: Prepare o bolso! MEI pagará mais caro em imposto TODOS OS MESES
Novidade 2023
Uma novidade que deixou todos felizes é que neste ano os contribuintes poderão receber essa restituição via Pix, e para melhorar, a pessoa que escolheu a forma de pagamento via Pix pode entrar nos primeiros lotes de pagamento, mas não pode esquecer de informar a chave pix cadastrada com o CPF do titular ao qual a declaração foi transmitida para a Receita Federal.
Veja também: RETA FINAL: prazo para declarar o imposto está acabando