Simples dor de garganta pode esconder CÂNCER em estágio inicial

Sempre é importante manter os cuidados com a saúde em dias, pois uma simples doença pode deixar qualquer pessoa de cama por meses e ninguém quer tirar ‘férias obrigatórias’. Então, dar atenção aos sinais apresentados por nosso corpo é primordial na prevenção de várias doenças, com os estudos desenvolvidos por vários médicos, já é possível mapear sintomas comuns a certas situações clínicas. Portanto, confira 6 sintomas que podem indicar um câncer de esôfago.

Confira como uma simples dor de garganta pode revelar um câncer - Imagem: edição/ noticiadamanha.com.br.
Confira como uma simples dor de garganta pode revelar um câncer – Imagem: edição/ noticiadamanha.com.br.

Qual a função do esôfago? 

Nem todos sabem, o esôfago é uma importante parte de nosso corpo, pois é através dele que os alimentos e líquidos conseguem passar da garganta para o estômago. Isso ocorre por movimentos involuntários, que são denominados movimentos peristálticos, eles são constantes e ajudam nessa movimentação. 

Você já deve ter sentido aquela famosa sensação de ‘borboletas no estômago’, né? Isso ocorre quando há uma pequena pausa nos movimentos peristálticos, então, na próxima vez que alguém fizer você sentir essa sensação, você já pode falar que ela te encantou ao ponto dos movimentos peristálticos do seu esôfago pararem. 

Além disso, o câncer nessa região do corpo, pode ser bastante perigoso, em todo o mundo, ele representa a oitava causa mais comum de CA, além disso, de todos os óbitos, ele representa a sexta principal causa. Por isso, é importante ficar atento aos 6 sinais.

Veja também:  esquisa Aponta Atividade Comum Que Reduz Risco De Demência

Quais são os principais sinais mais frequentes no câncer de esôfago?

Há vários sinais, mas os que mais são vistos na prática são dores ao engolir e dificuldade nesse processo também. Isso ocorre por conta que devido a doença, irá ocorrer o estreitamento do lúmen esofágico, no início, a pessoa não sentirá muita diferença, mas após algum tempo, até mesmo alimentos líquidos irão apresentar uma certa dificuldade. 

Além dos sintomas citados, um que poucos dizem, mas é um dos mais cruciais, é a dor no peito. Ela pode ser sentida tanto na parte ventral quanto na dorsal. E isso ocorre pelo envolvimento que há das estruturas que ficam ao redor do esôfago. E esse sintoma pode ser acompanhado de uma voz rouca, lembrando que ele não é levado tão ao pé da letra, uma vez que até mesmo uma simples gripe pode ocasionar isso. 

Por fim, há a presença de Tosse/pneumonia recorrente, isto é, aquela que a pessoa fica curada e não dá um mês já ocorre a incidência dela novamente. Esse sintoma ocorre por conta da erosão tumoral, que pode prejudicar tanto o esôfago quanto o sistema respiratório.

Veja também: Sintoma SILENCIOSO De Câncer Pode Aparecer À Noite; Veja O Que É A Hiperidrose