Quem recebe algum benefício do INSS deve conhecer um procedimento chamado prova de vida, onde o beneficiário precisa ir até uma agência bancária a fim de realizar o processo para comprovar que ele de fato encontra-se vivo e evitar que terceiros estejam recebendo o pagamento de maneira irregular. Todavia, neste ano, a maneira de realizar tal prova de vida mudou, compreenda como realizar a verificação sem sair de sua casa e totalmente online.
A prova de vida será feita por sistemas diversos
Para agilizar o processo de verificar se o beneficiário está vivo ou não, o INSS irá utilizar informações contidas em vários bancos de dados, para conseguir a comprovação desejada. O procedimento é bastante importante, sem ele, o benefício pode ser suspenso, até que a situação junto ao INSS seja regularizada.
Anteriormente, a averiguação poderia ser feita nos bancos, contudo, o INSS será o responsável pelo procedimento agora. E será possível realizá-lo pelo aplicativo Meu INSS que possua o selo ouro ou órgãos de certificação e controle de acesso, seja em âmbito nacional ou internacional.
A ideia é cruzar vários bancos de dados para conseguir a confirmação necessária. Por exemplo, se o beneficiário foi até um centro de saúde familiar e recebeu uma vacina ou então realizou uma consulta no SUS, isso pode servir como prova que o beneficiário está vivo.
Veja também: Linha De Crédito Da Caixa Libera R$ 4,5 Mil Ainda HOJE
O que é a prova de vida?
Como salientado, é uma maneira que o INSS consegue saber se o beneficiário realmente está vivo e recebe mensalmente o seu benefício. O procedimento anteriormente só era feito de maneira presencial, o que acabava causando uma lotação nas agências, de maneira desnecessária. Pois a pessoa ia e precisava comprar por biometria que estava viva, além da apresentação de um documento com foto.
Com o advento da tecnologia vários processos ficaram mais simples, como a conhecida revisão da vida toda, que serve para que algumas pessoas possam receber um aumento em seus benefícios do INSS, caso acreditem que suas maiores contribuições foram anteriores ao plano real.
Lembrando que a revisão pode ser solicitada pelo próprio aplicativo, mas nem sempre é uma boa ideia, pois a depender da situação, o benefício pode é diminuir, causando frustração no beneficiário. Por isso, antes, é preciso entrar em contato com algum advogado especialista na área, para que você saiba se a revisão será ou não vantajosa para você. Já que de ofício a autarquia não pode diminuir o valor de nenhum beneficiário, mas caso a pessoa queira a revisão, ela pode diminuir.
Veja também: INSS Paga BILHÕES Em Atrasados; Veja Se Você Está Na Lista