Está acontecendo com diversas pessoas, suspensão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse acontecimento está assustando diversas pessoas pois sem motivo algum ou sem uma comunicação prévia, o benefício do INSS está sendo suspenso. O que fazer quando isso acontecer?
Quando acontece a cessação do benefício do INSS é o cancelamento do benefício, ou seja, a pessoa não vai receber mais mensalmente o benefício.
Sabemos que o cancelamento de um benefício pode acontecer por vários motivos, no entanto, algumas pessoas ainda não sabe qual o motivo que pode ser, porém um dos principais pode ser o prazo que terminou ou também a pessoa não está dentro dos requisitos mais.
Isso acontece quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) análise e verifica alguma hipótese de cessação de benefício e assim o órgão entende que não tem mais obrigação de pagar o valor mensal ao segurado.
Se isso aconteceu com você e você está desesperado, calma, ainda tem a chance de reverter esse problema. Veja como fazer.
Pedido indeferido X Cessar benefício
Um dos pontos importantes é o segurado do INSS entender a diferença entre pedido indeferido e cessar benefício. Na cessação de benefício a pessoa recebe o valor mensal normalmente, até que ele seja cancelado. Já no indeferimento, nada mais é do que o requerimento do benefício passar por uma análise do INSS, e depois dessa análise houve a negação.
Isso quer dizer que, na situação de indeferimento do benefício a pessoa ainda não começou a receber o benefício porque teve a recusa do órgão. Isso tem grandes chances de acontecer, porque na maioria das vezes as pessoas não atendem todos os requisitos necessário para que o órgão libere a concessão do benefício.
Mas também é importante destacar que a pessoa pode fazer um recurso administrativo ou entrar com uma ação na justiça para resolver o problema e saber sobre o seu direito ao benefício. Lembrando que quando o INSS indefere um pedido de benefício é porque a pessoa não vai receber em um primeiro momento.
Veja também: Aposentadoria especial do INSS: 5 doenças que garantem o benefício
Benefício cessado: e agora o que fazer?
Quando a pessoa recebe uma notificação de cessação é necessário primeiro entender qual o motivo, o INSS é obrigado a mandar uma notificação descrevendo esses motivos que levaram a cessação do benefício, não pode cancelar sem notificar. Então o primeiro ponto é verificar se o INSS seguiu essa regra.
Já quando o assunto se trata também do auxílio-doença e foi concedido sem uma data de cessação prevista, é preciso que a pessoa faça outra solicitação do benefício. É válido destacar que é um dever da própria pessoa fazer a solicitação e a prorrogação do auxílio-doença.
Em outros cenários, terá abertura de exigência para a pessoa anexe os documentos que comprovem o direito ao benefício.
Veja também: Golpes do PRESENTE SURPRESA pega beneficiários do INSS de surpresa