Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sempre são vítimas de criminosos. Geralmente sendo idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência. Em razão da facilidade, não é raro que os criminosos consigam sugar bastante dinheiro dessas pessoas. Há dois golpes no mercado que está chamando a atenção de todos, principal do INSS. O primeiro é o do presente surpresa e o outro é o do falso fiscal do INSS. Conheça os golpes e como evitar cair em cada um deles.
Beneficiários do INSS são vítimas de golpes
É sempre bom saber os tipos de golpes aplicados a fim de se livrar deles. Mediante os golpes o INSS afirma que não oferece nenhum tipo de presente surpresa ou qualquer outro produto através do telefone ou canais de comunicação.
E para se proteger é importante sempre estar atento as informações apresentadas nas ligações e saber que em nenhum momento os funcionários do INSS irão ligar solicitando dados e informações pessoais.
Portanto, é recomendado sempre ter os canais oficiais do INSS em mãos. Para qualquer problema ou suspeita entrar em contato com a Ouvidoria, evitando cair em golpes e fraudes óbivas. E claro, desconfiar de qualquer oportunidade extraordinária acima do normal. Sempre é golpe!
Golpe do consignado
Na modalidade o criminoso entra em contato com o beneficiário oferecendo empréstimo consignado. Muitos já sem margens, aproveitam e solicitam uma simulação para saberem quanto poderiam tirar e qual seria a taxa de juros. Com isso, os golpistas oferecem excelentes condições de pagamentos , valores agradáveis e acabam enganando os idosos.
Visto que na verdade os criminosos não participam de nenhum banco ou instituição credenciada. Com os dados obtidos acabam fazendo empréstimos consignados no nome dos idosos e retendo todo o valor. Essa modalidade está sendo conhecida como “Presente surpresa”. Isso porque está alinhada com uma outra.
Que o criminoso liga para o idoso e afirma ser do INSS e estar com um presente surpresa. Entretanto, solicita dados para liberar o presente. Que no geral é Pix e montantes em dinheiro. Muitos idosos já caíram na modalidade.
Leia mais: 80 MIL famílias podem perder DESCONTO na conta de luz
Golpe do falso funcionário
Entrelaçado com o anterior, o criminoso liga informando que há empréstimos vinculados ao benefício do cidadão. E então, afirma que o empréstimo está com taxas exorbitantes e que o beneficiário possui valores a receber. E então desse modo, acaba pegando dados e informações confidenciais do idoso.
Mediante essas informações conseguem acessar a conta, benefício, etc. Subtraindo grandes quantias em nome do idoso e até mesmo fazendo empréstimos ou financiamentos no nome da vítima. A modalidade é bastante conhecida e aplicada nos últimos dias.
Entretanto, com as dicas práticas do INSS é possível se livrar desses golpes e evitar a todo custo cair em um deles. Ademais, basta ficar atento a qualquer ligação ou contato incomum e sempre estar em contato com alguém de confiança. Jamais passe dados sensíveis como CPF, RG, e-mail, senha, etc. Para qualquer pessoa.