Ao entrar um novo ano, começa mais um ciclo de várias coisas, como das contas a pagar. E uma das épocas mais temidas pelos brasileiros é a época de declarar o Imposto de Renda. E o prazo para fazer isso está quase se encerrando, então, se você quer conseguir a restituição do Imposto de Renda, precisa declarar o quanto antes, pois de acordo com a Receita Federal, apenas quem declarar até o dia 10 de maio terá direito de receber os valores da restituição no dia 31 de maio, entenda.
Quem deve receber a restituição do Imposto de Renda antes?
A restituição do Imposto de Renda é um valor que o governo ‘devolve’ para o contribuinte que pagou mais do que deveria. Embora todos recebam o valor, mas há aquelas pessoas que têm direito de receber antes das outras pessoas, trata-se do grupo prioritário para a restituição, primeiro são as pessoas com mais de 80 anos, seguido das que têm mais de 60 anos.
Para este ano de 2023, a lista de prioridades aumentou em relação aos anos anteriores. Por exemplo, pessoas que portam alguma doença grave ou então pessoas cuja sua maior fonte de renda é proveniente do magistério ou aquelas que escolheram pela declaração pré-preenchida ou receber via pix terão direito a receber ainda no primeiro lote.
Todos querem receber o valor o quanto antes, por isso, a lista de pessoas que escolheram receber via pix ou usando a declaração pré-preenchida aumentou bastante. Em relação ao ano passado, a modalidade já teve mais de 3 milhões de adesões.
Veja também: CRÉDITO MILIONÁRIO está disponível para quem mora neste estado
Quando irá ocorrer o pagamento dos lotes da restituição?
Após a primeira lista que sairá para ser paga no primeiro lote, devem sair mais quatro listas, com outros contribuintes que irão receber o valor da restituição, sempre no último dia de cada mês. Vale lembrar que não é algo tão ruim deixar para receber apenas no último lote, claro, se a pessoa não estiver precisando do dinheiro.
Vale a pena por conta que o dinheiro da restituição fica meio que ‘guardado’ enquanto espera chegar o lote que a pessoa poderá resgatar o valor, o que se torna um investimento interessante, haja visto que o valor é corrigido mensalmente pela taxa Selic, que no momento, encontra-se em 13,75%. Dito isso, confira as datas dos próximos lotes:
- Lote 1: O valor será pago no dia 31 de maio;
- Lote 2: O valor será pago no dia 30 de junho;
- Lote 3: O valor será pago no dia 31 de julho;
- Lote 4: O valor será pago no dia 31 de agosto;
- Lote 5: O valor será pago no dia 29 de setembro.
Veja também: Moedas e notas serão DESTRUÍDAS pelo governo? Entenda se o fim está próximo