CONFIRMADO gás de cozinha DE GRAÇA ainda em abril

Milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e são inscritos em um programa muito específico criado pelo Governo Federal já estão tendo acesso aos valores destinados para a compra do gás de cozinha.

Ou seja: para esse grupo de cidadãos, o gás de cozinha fica completamente de graça no mês de abril.

Trata-se do famoso Auxílio Gás, um programa que foi criado ainda durante a gestão de Jair Messias Bolsonaro (PL – Partido Liberal), e que, ao que tudo indica, será mantido pelo atual presidente em exercício, Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro repasse de 2023 foi feito especificamente no mês de fevereiro e, como se trata de um benefício bimestral, os pagamentos serão feitos novamente no decorrer de abril. Aliás: os repasses já começaram a ser feitos, no dia 14 (sexta-feira).

O valor a ser recebido pelas famílias beneficiárias é de R$ 110, o que equivale ao preço de um botijão de gás de 13 kg, sendo que a pesquisa para definir esse valor é realizada constantemente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

No decorrer desse mês, mais de 5 milhões de famílias vão receber o Auxílio Gás, cujo pagamento se encerrará no dia 28, também uma sexta-feira, lembrando que as datas dos depósitos são as mesmas dos repasses do Bolsa Família.

CONFIRMADO gás de cozinha DE GRAÇA ainda em abril
Repasse corresponde a um gás de cozinha de graça | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Quem de fato tem direito ao gás de cozinha de graça esse mês

O Auxílio Gás é sempre pago somente para os brasileiros que possuem inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único, ou somente CadÚnico) e tenham renda mensal per capita de até meio salário mínimo em sua família.

Ou seja: não basta somente fazer parte do Bolsa Família para ser contemplado com praticamente um gás de cozinha grátis a cada dois meses: é preciso, ainda, atender a esses pré-requisitos específicos do Auxílio Gás.

Vale lembrar, ainda, que os cidadãos brasileiros de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago diretamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também se enquadram no grupo de pessoas que podem ser contempladas.

A seleção de todas as pessoas aprovadas é feita diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que é responsável por essa iniciativa.

Veja também: FGTS parado? Saldo pode ser usado para quitar dívidas

Como é feita a consulta e o saque desse benefício

Para descobrir se tem direito ao Auxílio Gás, o cidadão deve acessar o app do Bolsa Família ou, ainda, o aplicativo Caixa Tem. Também é possível fazer a consulta junto à Caixa Econômica Federal por meio do telefone 111.

Já a movimentação da quantia, que faz com que o gás de cozinha seja de graça, pode ser feita tanto pelo Caixa Tem quanto por meio do cartão, sendo que esse processo deve ocorrer em no máximo 90 dias.

Veja também: Entenda como CANCELAR um PIX pelo Nubank; veja se é possível