Hoje em dia, o celular é um aparelho indispensável na vida de todos, usam 24 horas pois como guardam dados pessoais, aplicativos de bancos, aplicativos de comunicação, então hoje, tudo que for resolver pode estar dentro do celular.
Devido a essa popularidade que o celular tem entre o nosso meio, diversos locais públicos oferecem pontos de carregar o celular, como por exemplo rodoviárias, mas se você tem esse costume de carregar o celular nesses locais precisa ficar em alerta.
Cuidado ao carregar o celular em lugares públicos
O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos (EUA), compartilhou uma informação de que algumas estações públicas que oferecem a oportunidade de carregar o celular podem ser modificadas por hackers, ou seja, eles contaminam o celular das vítimas com vírus maliciosos e assim conseguem roubar dados e até mesmo acessar algumas informações.
Esse ataque foi nomeado como juice jacking e está sendo alertado em todo o território da América do Norte, porém serve também para todo lugar do mundo, pois é normal hoje em dia ter carregador público.
Veja também: Menos de 100% de bateria: posso tirar o celular do carregador?
Como evitar isso?
Diante dessas informações, todos começaram a perguntar o que fazer então quando o celular ficar sem bateria e o FBI informou para as pessoas começarem a levar o seu próprio carregador para plugar na tomada e não usar os públicos, fazendo isso já vai evitar que algum vírus entrar no celular, e o seu carregamento será mais seguro.
Outra dica que não podemos deixar de comunicar que também é essencial para se proterger esses ataques, é sempre deixar o sistema operacional atualizado e instalar um antivírus confiável no celular, sei que muitas pessoas não têm costume de baixar esses aplicativos de segurança no celular.
Não podemos negar que esses pontos de carregamento público é essencial e muitas vezes já salvou várias pessoas, porém, não podemos destacar que ao mesmo tempo ele pode fazer mal, porque infelizmente alguns hackers podem se aproveitar dessa situação e roubar dados através desse carregamento público.
Outra dica indispensável do FBI é para utilizar uma Virtual Private Network (VPN) sempre que for se conectar ao wi-fi público, por mais que seja uma modalidade considerada boa e que ajuda a melhorar a vida de milhares de pessoas, não podemos descartar que existem pessoas más e que se aproveitam disso.
Essas informações e dicas foram compartilhadas pelo Twitter oficial do FBI dos Estados Unidos, mas lembrando que essas dicas servem para qualquer país.
Veja também: iPhone terá que ser vendido com carregador; Justiça mantém decisão