O Bolsa Família é o maior programa social que existe na atualidade, atendendo mais de 20 milhões de beneficiários que encontram-se na situação de pobreza e extrema pobreza. Repassando, mensalmente, o valor de pelo menos R$ 600 para cada família incluída na folha de pagamento. Contudo, nos últimos dias, um erro no aplicativo tem deixado os brasileiros com bastante medo, já que o dinheiro está ‘sumindo’, entenda porque está ocorrendo isso.
Atualizações estão sendo realizadas no aplicativo
Desde o início de março, o aplicativo do Bolsa Família está passando por diversas atualizações e elas ocorrem antes da data do pagamento, o que contribui para que o aplicativo tenha apresentado inconsistência, os erros devem ser resolvidos até às vésperas do primeiro pagamento que irá ocorrer no dia 14.
O principal erro que está ocorrendo é que ao entrar no aplicativo e visualizar o saldo, ele some posteriormente. Isso deixou todos temerosos, uma vez que várias pessoas foram bloqueadas no último mês e como o próprio governo informou, irão continuar.
Mas para o alívio dos beneficiários, o bug do dinheiro ‘sumir’ não é porque o beneficiário em questão será bloqueado do benefício. É apenas questão de alguns ajustes que estão sendo realizados. E no mês de março, os bloqueios só ocorreram porque de maneira errônea, o governo decidiu antecipar os bloqueios de abril. Por conta disso, a maioria dos benefícios só serão bloqueados de fato quando o governo tiver a certeza de fraudes.
Veja também: Decepcionante! Valor do auxílio gás foi liberado para consulta
Quem será bloqueado do Bolsa Família?
Os bloqueios do Bolsa Família irão ocorrer para as pessoas que não estão dentro dos critérios para fazer parte do programa, a maioria entraram de maneira irregular, entretanto, a fiscalização não agiu da maneira correta o que fez com que a união tivesse um grande prejuízo ao repassar o benefício para quem não deveria.
O alvo das fiscalizações são as famílias unipessoais – pois há grandes chances de fraudes – e também às famílias que não atualizarem a sua renda no cadastro único. Por conta disso, até dezembro, deve ocorrer a fiscalização de todos os grupos citados, a fim de deixar apenas os beneficiários que se enquadram nas regras do benefício.
Por fim, se você tiver sido transparente na hora do seu cadastro e não tiver nenhuma irregularidade, fique tranquilo, pois o bloqueio não irá atingir você. Todavia, aqueles que omitiram informações, podem sofrer as consequências agora. Mas o governo só irá tirar do programa após ter certeza que a pessoa agiu de má-fé.
Veja também: Começa NESTA SEMANA o pagamento do Bolsa Família para milhões de brasileiros