O Carnê-Leão é um papel conhecido como imposto de renda e que deve ser pago mensalmente para a Receita Federal por pessoas físicas que ao ano recebem pagamentos de pessoas físicas ou até mesmo jurídicas que não fazem a retenção do imposto de renda na fonte.
O imposto de renda é calculado referente ao valor dos rendimentos recebidos durante o mês, além disso a alíquota também varia de acordo com a natureza do rendimento e do valor ao qual a pessoa recebe. Lembrando que o pagamento precisa ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento, o programa Carnê-Leão também está disponível no site da Receita Federal.
É válido destacar que todos os rendimentos sujeitos do Carnê-Leão precisam estar descritos na declaração anual de Imposto de Renda por pessoa física, ao qual precisa entregar anualmente para a Receita Federal.
Esse valor pago é deduzido do imposto devido na declaração de ajuste anual, se for preciso.
Como fazer a emissão do Carnê-Leão
O processo para emitir o Carnê-Leão é bem simples, segue os passos abaixo:
1 passo – Entre no site da Receita Federal pelo site www.gov.br/receitafederal
2 passo – Quando entrar no site, vá até a seção “Downloads” clique em “Carnê-Leão” e baixe a versão que for melhor para seu sistema.
3 passo – Assim que o programa for baixado, efetive o arquivo para fazer a instalação do Carnê-Leão no computador
4 passo – Abra o programa Carnê e clique na opção Novo para poder criar um formulário
5 passo – Coloque seus dados pessoais e também o valor do imposto, referente as informações fornecidas
6 passo – Após preencher todos os dados e fazer o cálculo do imposto devido, clique na opção “imprimir” para conseguir emitir o Carnê-Leão. Esse documento deve ser impresso em apenas uma única folha com duas vias, uma para o contribuinte e outra para a Receita Federal.
Veja também: Brasileiros foram pegos de SURPRESA com devolução de impostos do governo
Carnê-Leão para o Imposto de Renda
Para quem não conhece muito sobre o Carnê-Leão é superimportante para o imposto de renda da pessoa física por alguns pontos, como:
- Cálculo do imposto devido
- Deduções de despesas
- Evita multas e juros
- Facilita a entrega da declaração anual.
Veja também: Ministra afirma GRANDE NOVIDADE para quem declara Imposto de Renda