Ao se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), qualquer cidadão brasileiro passa a ter diversos benefícios, inclusive na hora de comprar carro.
Obviamente, o primeiro grande benefício dessa escolha está na formalização em si, uma vez que ter um CNPJ abre mais portas para qualquer pessoa que queira crescer vendendo seus produtos e serviços. Não é à toa, por sinal, que o Governo Federal facilita a rotina de tais empreendedores, no que diz respeito às burocracias e aos impostos.
Todo MEI precisa basicamente fazer somente uma declaração anual e os devidos pagamentos mensais, de valores muito acessíveis, para poder desfrutar de benefícios como contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o consequente direito à aposentadoria.
E, na hora de comprar um carro, os benefícios também existem, conforme é explicado no decorrer da leitura dos tópicos a seguir.
Sim: o MEI tem vantagem financeira na hora de comprar carro
É inevitável: a partir do momento em que uma pessoa identifica a necessidade de comprar carro, ela imediatamente começa a refletir sobre suas finanças.
Afinal, não basta somente ter o dinheiro do carro em si, não é mesmo?
É preciso avaliar os custos com a documentação e até mesmo já começar a considerar futuros gastos com licenciamento e IPVA, por exemplo. Logo, quando alguém diz que manter um carro é quase como ter um filho, não chega a ser um exagero.
Mas, caso essa pessoa seja um MEI (Microempreendedor Individual), parte dessa preocupação deixa de existir, uma vez que os empreendedores enquadrados nessa modalidade podem desfrutar de um benefício exclusivo.
Trata-se da total essencial de dois impostos que deixam os carros mais caros: o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
Uma vez aplicada a isenção para o MEI, o carro pode ficar até 30% mais barato!
Veja também: Entenda: carros feitos antes de 2014 não poderão mais rodar?
As desvantagens, porém, também existem nesse contexto
Embora comprar carro como MEI ofereça vantagem financeira, é imprescindível ter em mente que o valor do desconto sempre irá variar, de acordo com o modelo escolhido. E é por isso que dizemos que o valor pode ter uma redução de ATÉ 30%.
Outro ponto extremamente importante que o empreendedor deve considerar diz respeito ao fato de que a compra estará atrelada diretamente ao seu CNPJ, e não ao seu CPF.
Será como comprar um carro para a empresa. Logo, caso as mensalidades não sejam pagas, por exemplo, os problemas recairão sobre o CNPJ em si, podendo levar o indivíduo a ter alguns problemas burocráticos.
Por fim, eis uma outra questão importante: ao contrário da pessoa física, o cidadão que é pessoa jurídica por ser MEI não consegue pagar pelo carro e tê-lo na garagem de casa na mesma semana. Isso porque a entrega pode decorar até dois meses para acontecer, considerando ainda que o Microempreendedor Individual só pode comprar carro 0 km com isenção de impostos.
Veja também: Posso ter direito a uma herança sem saber disso? Veja como descobrir