Sabemos que existem diversos trabalhadores em todo o Brasil, mas a dúvida é: Será que todos os trabalhadores sabem do direito que eles têm? Infelizmente não!
Os trabalhadores em formato CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) têm diversos direitos que são garantidos, é através desse meio que todas as normas são estabelecidas para as relações coletivas e também individuais em todo o Brasil.
Através dessa norma tem benefícios como: abono salarial, décimo terceiro salário, férias, regras sobre a jornada de serviço, salário-mínimo, entre diversos outros. Esses são os direitos mais conhecidos pelos trabalhadores.
Como é uma norma de documentos bem grande, da mesma forma que descreve todos os direitos trabalhistas, também geram dúvidas sobre eles, e é devido a isso que alguns trabalhadores nem conhecem todos os direitos que ele possui que está previsto por lei.
Por isso, se você trabalha formato CLT, vale a pena tirar um tempo de ler sobre os seus direitos trabalhistas para aproveitar que tudo que tem direito.
5 direitos que todo trabalhador tem e não conhece
1 – Período de descanso
Muitos trabalhadores não sabem mais por lei cada trabalhador tem direito de pelo menos 11 horas de pausa entre o momento que começa a trabalhar até o fim do expediente.
2 – Horas extras
Os trabalhadores conhecem hora extra, mas não consegue os direitos dessa modalidade. O chefe pode solicitar até 2 horas extras para o trabalhador, esse é o limite. Lembrando que esse tempo é voltado totalmente no dia de trabalho, pois não tem detalhe referente um limite por mês.
3 – Momento de intervalo
O momento de intervalo todo trabalhador deveria saber que tem direito de até 1 hora de descanso por dia, mas somente se o dia de trabalho tiver uma duração de mais de 6 horas de jornada.
Veja também: STF pode conceder VITÓRIA para trabalhadores com carteira assinada
4 – Vale-transporte
Quando alguém entra na empresa a primeira coisa que querem saber é o valor do salário e o segundo ponto é sobre o vale-transporte. Algumas empresas têm visão desse benefício como algo adicional, porém na verdade ele é obrigatório em casos de o trabalhador precisar de transporte para se deslocar da casa até o trabalho e do trabalho até a volta da casa.
5 – Faltas justificadas
É uma regra que causa muita dúvida nos trabalhadores. Cada trabalhador pode sim usar esse recurso, mas é necessário seguir critérios para justificar a ausência no dia do trabalho.
Essas justificativas são:
- Casamento (onde a pessoa pode tirar 3 dias de folga em sequência)
- Pré-natal
- Quando o filho nasce
- Doação de leite materno ou de sangue
- Exames de prevenção e falecimento, seja de um companheiro quanto de um membro familiar que seja próximo.
Veja também: Todos os aposentados do INSS têm estes 6 direitos