Documentos digitais: quais são eles e como usar corretamente?

A tecnologia está avançada a cada dia que passa e a popularização do uso de celulares estão em alta e os documentos, que é algo que sempre precisa estar conosco, e agora tem os serviços digitais para documentos digitais para ter fácil acesso. 

Devido a isso, cada vez mais brasileiros estão começando a usar documentos digitais para se identificar e os serviços estão começando a oferecer mais oportunidade em formato digital, seja RG, CNH e outros. 

Como essas mudanças estão acontecendo pelo mundo, é válido descrever nesse texto como usar esses documentos digitais de habilitação e outros. Pois a intenção é tornar mais prático e fácil para levar em qualquer lugar.  

Documentos digitais quais são eles e como usar corretamente
Os documentos impressos terão a mesma validade que os digitais. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Documentos digitais 

Os documentos digitais estão entrando na moda, uma forma prática para manter todos os documentos importantes em mãos, sem precisar levar tudo na bolsa e até mesmo evitar perdas. A partir de agora, a maioria já está sendo disponibilizado a versão digital/eletrônica dos documentos físicos, e possui a mesma validade jurídica e podem ser acessados através dos aplicativos nos celulares ou tablets. 

Vou citar um exemplo de um documento comum e já tem versões digitais disponibilizadas para o público, que é a Carteira de Trabalho Digital, através dela a pessoa tem acesso a todas as informações trabalhistas e também dos seus direitos e benefícios. 

Atualmente, não tem somente a Carteira Digital de Trânsito, tem também uma que é famosa entre os motoristas, a CNH digital, o documento do veículo que é de extrema importância também já tem disponível na versão digital. 

Veja também: Versão digital do Novo RG já pode ser acessada pelos brasileiros

Qualquer pessoa pode utilizar os documentos digitais? 

Até o momento não! Isso porque a versão digital da maioria dos documentos ainda está começando a serem implantadas, e não são todas as pessoas que já vão conseguir utilizar, algumas versões digitais ainda não estão disponíveis para uso. 

Por exemplo, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) que vai substituir o RG, por mais que tenha ganhado repercussão ainda não está disponível e vai levar um tempo também para ser implementada em todo o Brasil. 

Mas a nova versão do RG já está disponível para crianças de 0 a 11 anos no Rio de Janeiro, e logo mais a nova versão também já estará disponível para adolescente de até 18 anos. Para emitir esse novo documento está sendo através dos postos de registros em maternidades estaduais. 

É importante destacar que por mais que atualmente essas versões de documentos digitais estejam sendo lançadas, o documento em papel continuará tendo a mesma validade, então não jogue fora, vai valer da mesma forma e a pessoa deve continuar tendo em mãos o documento impresso. 

Veja também: Auxílio MÃE SOLTEIRA: aprenda como se cadastrar para o novo benefício