GRANDE NOTÍCIA para quem quer se aposentar pelo INSS em 2023

Todo mundo sonha em se aposentar, mas sonha também em pular a parte do processo e da espera para ter uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quando aparece que o benefício está em análise é a solicitação está aguardando a avaliação. 

No entanto, isso pode acabar na Justiça. A pessoa que cumpriu os requisitos para conseguir se aposentar e pretende já dar entrada nesse pedido precisa ficar de olho pois quando o INSS demora para responder a pessoa pode mover uma ação na justiça, ou seja, fazer uma reclamação. 

Pela lei, a tolerância é de até 90 dias, e se caso for desrespeitada o beneficiário tem direito de solicitar um mandado de segurança para falar pra justiça que o INSS ultrapassou o prazo que foi estabelecido para ter uma resposta. 

Se a pessoa protocolar o pedido e passar 12 meses (1 ano) sem repostam pode chegar a acarretar dano moral e ser reconhecido pela justiça.  

GRANDE NOTÍCIA para quem quer se aposentar pelo INSS em 2023
Se a pessoa protocolar o pedido e passar 12 meses (1 ano) sem repostam pode chegar a acarretar dano moral e ser reconhecido pela justiça. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Outras situações 

Existem situações de aposentados que já tem o benefício e pensa que tudo acabou, mas é importante continuar vigilante com o assédio excessivo. Isso acontece depois do vazamento de dados quando alguém se aposentou, ou seja, esses aposentados começam a receber muitas ligações dos bancos oferecendo empréstimos e tudo mais. 

São diversas reclamações de aposentados que afirmam que recebem mais de 15 ligações por dia, pois aconteceu um vazamento de dados pela parte do INSS. 

Veja também: Revisão da Vida Toda do INSS: péssima notícia para quem espera

Pessoas que já estão aposentadas 

É necessário informar que quem já está aposentado a mais tempo, tem 4 situações que pode citar o INSS na Justiça, pois pode acontecer de suspender o benefício por suspeita de fraude e as vezes por considerar o beneficiário morto, no entanto pode recorrer a isso. 

Basta apresentar provas de que não houve nenhuma fraude com o seu benefício e que também está vivo, para tornar isso possível apresente os documentos complementares para que tirem todas as dúvidas. Porém, durante esse período de transtorno e de levar as provas pode perder essa fonte de renda até ser comprovado ao contrário. 

Tem situações em que o aposentado não recebe o valor integral que deveria, isso porque começa a ter descontos no pagamento devido a um empréstimo que o aposentado não fez, se o aposentado não tem conhecimento desse feito ele tem direito e pode procurar um apoio jurídico para entrar com processo de danos morais. 

Se acontecer também de uma pessoa solicitar várias vezes ao INSS e ele negar e o contribuinte se sentir lesado ele pode recorrer na justiça. 

Veja também: Idade mínima para se aposentar pode ser ALTERADA; entenda