Os golpes no Bolsa Família, infelizmente, já estão fazendo parte da rotina dos brasileiros que são beneficiários deste que é o principal programa de repasse de renda que existe no Brasil atualmente.
Sendo substituído pelo Auxílio Brasil, durante a presença de Jair Messias Bolsonaro (PL – Partido Liberal) na presidência da República, o programa petista voltou à ativa oficialmente na primeira metade de março, conforme havia sido prometido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT – Partido dos Trabalhadores) no decorrer de sua campanha eleitoral.
Esse ano, por sinal, o Bolsa Família está reformulado, com valores extras a serem pagos para os beneficiários. E isso, entre outros motivos, tem despertado o interesse de golpistas de todo o país.
Mais detalhes sobre os golpes que estão sendo aplicados atualmente, e sobre as melhores formas de não se tornar uma vítima deles, são explicados na leitura a seguir.
Como tem acontecido a aplicação de golpes no Bolsa Família, afinal
A tecnologia definitivamente tem sido uma grande aliada na rotina de pessoas no mundo todo.
Porém, infelizmente, ela também é o caminho utilizado por quem aplica golpes no Bolsa Família, principalmente quando tais golpes são aplicados por meio de aparelhos celulares.
Atualmente, são dois os tipos de armadilha nas quais os beneficiários desse programa social devem tomar o máximo cuidado para não cair. E, abaixo, são explicadas mais características sobre eles:
Golpes no Bolsa Família via WhatsApp
Mesmo quando não se trata do Bolsa Família, o WhatsApp é um dos canais que os golpistas mais utilizam. E, obviamente, no que diz respeito ao programa social não seria diferente.
E seu funcionamento se dá de forma muito simples:
São enviadas mensagens nas quais são prometidos saques de valores mais altos, caso o beneficiário clique no link disponibilizado. Porém, ao clicar, o indivíduo imediatamente perde a segurança de seu aparelho celular e dos aplicativos nele instalados, incluindo os bancários.
Golpes no Bolsa Família via contatos desconhecidos
Os beneficiários do Bolsa Família também estão recebendo mensagens de contatos desconhecidos.
Nesse caso, o golpista também utiliza a “isca” do saque de alto valor, desde que o cidadão informe alguns dados importantes.
Veja também: Cadastro Único: quem está sendo CONVOCADO para comparecer no CRAS?
Principais dicas para evitar cair em golpes desse tipo
Ser vítima de um dos golpes do Bolsa Família definitivamente não é nada agradável.
Porém, seguindo algumas dicas muito simples é possível evitar esse tipo de situação.
É muito importante, por exemplo, que os beneficiários nunca cliquem nos links que recebem, e que também não forneçam nenhuma informação que possa colocar suas finanças em risco.
Havendo qualquer necessidade de atualização cadastral ou de valor do repasse, a mesma será informada diretamente pelos canais oficiais da Caixa Econômica Federal, como o aplicativo Caixa Tem, e não por meio do WhatsApp ou SMS.
Havendo dúvidas, portanto, basta utilizar o chat do próprio Caixa Tem para saná-las, ou mesmo ligar no telefone 111, que é o número oficial da Caixa.
Veja também: Quer se aposentar em 2023? Descubra quais são as regras