A CNH no Brasil é um documento praticamente indispensável para milhões de pessoas. Afinal, mais do que servir como documento de identificação, a Carteira Nacional de Habilitação também atua como ferramenta de trabalho, e até mesmo como amiga em momentos de emergência.
Não é à toa, portanto, que logo ao completar 18 anos praticamente qualquer pessoa queira logo iniciar o processo para obtenção da CNH: ela abrirá portas no mercado de trabalho, e será essencial na hora de socorrer uma pessoa querida que esteja precisando de ajuda, por exemplo.
Tal processo, porém, costuma afetar consideravelmente o financeiro, principalmente quando se trata de um cidadão de baixa renda, o que faz com que o sonho seja adiado por tempo indeterminado, até que se tenha a quantia necessária exigida pelas autoescolas.
Mas a boa notícia é que, agora, pelo menos parte da população poderá obter a primeira CNH da forma mais vantajosa possível.
Todos os detalhes sobre essa incrível notícia são explicados no decorrer da leitura dos tópicos a seguir.
Qual é a grande notícia relacionada à CNH no Brasil
A CNH no Brasil pode custar na faixa de R$ 3 mil para ser obtida, sendo esse um fator que não raramente gera desânimo na população de baixa renda, que enxerga a importância desse documento, mas não possui meios financeiros de obtê-lo.
Mas, agora, uma notícia dada diretamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá mudar essa realidade para melhor.
Isso por que tal notícia está diretamente ligada à CNH Social, um programa que permitirá que o cidadão que não tenha meios de pagar por sua primeira habilitação tenha todo o processo custeado pelo Governo Federal.
Ou seja: não é somente o custo das aulas práticas que será coberto, mas também aqueles custos ligados às aulas teóricas e aos exames obrigatórios.
Os únicos pontos negativos ligados a essa possibilidade estão ligados ao fato de que a CNH Social permite somente a obtenção de CNH para utilização de carro ou moto.
E, ao menos por hora, nem todos os estados são atendidos.
Até o momento da publicação desse artigo, são esses os estados nos quais é possível obter CNH no Brasil de forma gratuita:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
Veja também: NOVO VALOR da gasolina surpreende e provoca COMEMORAÇÃO
Para obter esse benefício, é preciso atender a alguns pré-requisitos
Obviamente, existem regras que o cidadão deve atender a fim de poder usufruir da CNH Social.
A primeira delas é ser maior de idade, e estar estudando em uma instituição pública, ou estar desempregado há pelo menos 1 ano.
Também é imprescindível ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico, e ter uma renda (familiar) que não ultrapasse 2 salários mínimos.
Veja também: Aluguel NUNCA mais? Ótima notícia aos brasileiros