Tirar a carta hoje em dia é um sonho de muitos, mas infelizmente com o preço que está ninguém consegue tirar, no entanto, para a alegria de muitos, em alguns estados brasileiros é possível tirar a CNH de graça, e para complementar, todos os beneficiários do Bolsa Família podem solicitar a CNH de graça.
Como citado acima, alguns estados brasileiros estão oferecendo a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de graça. Porém é preciso comprovar que não possui renda para financiar esse documento.
Essa medida por trás, podemos analisar que não é apenas para ajudar as pessoas terem CNH é também uma forma de investir no mercado de trabalho, além do índice da empregabilidade nessas regiões, pois a pessoa que possui habilitação para alguns cargos isso é diferencial para ter a certeza que vai conseguir uma vaga de emprego, seja como motorista particular, autônomo, entre outros.
CNH de graça desde o ano de 2001
O programa da CNH de graça existe desde o ano de 2001, ela é conhecida como CNH Social, mas é importante destacar que essa categoria não foi criada através de uma lei federal, ou seja, ela só é oferecida pelos estados brasileiros que conseguem custear esse projeto.
Já para o Bolsa Família, esse projeto é custeado pelo Governo Federal.
Beneficiários do Bolsa Família consegue solicitar a CNH de graça
As pessoas que recebem dinheiro do governo também podem solicitar a CNH de graça, pois esse projeto é especialmente para as pessoas de baixa renda, que inclui os beneficiários do Bolsa Família e outras pessoas precisam ter uma renda que n]ao ultrapassa de R$ 218,00.
É válido destacar que as pessoas que são comtempladas com esse programa de CNH de graça dependem de cada estado com sua exigência, mas normalmente é ter mais de 18 anos, conseguir comprovar a renda de até dois salários-mínimos, além de saber escrever e ler.
Foi informado que algumas pessoas terão prioridade nessa aprovação para ter CNH de graça, entre eles são:
- Desempregados há mais de 12 meses
- Alunos de rede público que tenham rendimento exemplar
- Pessoas com necessidade especiais
- Ex-presidiários
- Agricultores
- Pessoas que não tem registro na carteira de trabalho
- Beneficiários do Bolsa Família
- Pessoa que não tem registro de infração no trânsito
- Trabalhadores em setor de transporte que querem fazer regularização por parte da justiça.
Veja também: 4 documentos que TODOS os que dirigem devem ter além da CNH
Como me inscrever no programa?
Para conseguir se inscrever no programa da CNH de graça é necessário verificar se o seu estado está oferecendo essa categoria, se sim, basta verificar as regras pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e se inscrever pelo site. Logo após isso, é divulgada uma lista com os nomes dos aprovados pela Detran, a pessoa que for aprovada basta ir em uma autoescola credenciada para começar o processo.
Veja também: O choro é livre! Multas que fazem você PERDER sua CNH na hora