Se há uma coisa que nenhuma pessoa deseja é trabalhar para uma empresa tóxica. E, quem já está em uma e identificou esse problema, certamente não vê a hora de encontrar uma oportunidade melhor, por meio da qual possa estar em um ambiente mais inspirador para desenvolver suas atividades.
A “boa notícia”, nesse caso, é que é possível perceber os primeiros sinais de toxidade mesmo antes da contratação em si.
No momento da divulgação da vaga e durante o processo seletivo, por exemplo, a empresa, quando tóxica, já começa a demonstrar esse seu lado menos agradável.
E, por meio dos sinais abaixo citados, qualquer profissional conseguirá saber se está prestes a entrar numa fria ou não.
Sinais que permitem identificar uma empresa tóxica
Empresas são representadas por pessoas.
Logo, mesmo aquelas mais tóxicas podem fazer com que seus colaboradores, como a equipe de Recursos Humanos, por exemplo, já emitam sinais de toxidade, mesmo sem perceber.
E é neles que o candidato deve prestar atenção.
Veja 5 exemplos a seguir:
Sinal 1: A empresa omite informações sobre a vaga
É extremamente comum encontrar descrições de vagas que simplesmente não informam o salário, e não são claras em relação às atividades que a pessoa contratada deverá desempenhar.
Pois bem: isso é um sinal de empresa tóxica.
Sinal 2: Falta respeito ao tempo do candidato
É comum que as empresas tóxicas demorem muito para responder aos candidatos, após a entrevista. Isso, claro, quando se dão ao trabalho de enviar um feedback.
Este, por sinal, é um indicativo de que o ambiente de trabalho é desorganizado.
Sinal 3: A empresa solicita testes gratuitos
Esse, sem dúvidas, é um forte sinal de empresa tóxica!
Afinal, pedir que os candidatos desenvolvam trabalhos e não pagar por eles representa que estão se aproveitando dos mesmos.
Sinal 4: Há excesso de pressão, mesmo antes de a vaga ser preenchida
De fato, não é raro que as empresas precisem agir de forma rápida, principalmente quando se trata de preencher uma vaga de vital importância para o negócio.
Porém, ficar pressionando o candidato ideal, a fim de que ele tome logo uma decisão, realmente não passa uma boa imagem.
Sinal 5: O próprio recrutador cita pontos negativos dos funcionários
Falar mal de um colaborador para outro definitivamente não é ético. E, falar mal dos colaboradores para pessoas que ainda estão para entrar na empresa é pior ainda.
Quando isso acontece, é outro sinal de toxidade.
Veja também: Trabalhador pode se recusar a tirar FÉRIAS COLETIVAS? Entenda os direitos
Outras dicas de como “se dar bem” na hora de conseguir um emprego
Prestar atenção nos sinais acima é fundamental para qualquer pessoa que não queira cair numa cilada na hora de encontrar uma colocação no mercado de trabalho.
Porém, para se dar bem nesse mercado, é importante ir além de simplesmente evitar uma empresa tóxica.
É preciso, principalmente, se capacitar devidamente e manter uma boa rede de contatos. Assim, as melhores oportunidades surgirão quase que naturalmente.
Veja também: Sou MEI, como faço a declaração do Imposto de Renda 2023?