No último dia 03 de março, foi prorrogado o prazo para que os estados emitissem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Vale lembrar que isso irá ocorrer porque o CPF ocupará o lugar do RG no âmbito da identificação pessoal. Além disso, a nova carteira também terá o formato digital, que poderá ser acessado pelo Gov.br. Agora, após a prorrogação, os estados têm até o dia 06 de novembro para se adequarem.
Quais estados já estão aptos para que o cidadão solicite o documento?
Até o momento, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 11 estados já estão totalmente aptos para que possam emitir a carteira de identidade, são eles:
- Acre;
- Alagoas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Até o momento, quase 200 mil documentos em seu novo formato já foram emitidos, de forma física, ao passo que de maneira digital, 175 mil já foram baixados também. Isso é uma proposta do governo para conseguir cada vez mais unificar as informações de cada brasileirol, além de proporcionar mais segurança e evitar possíveis fraudes que possam ocorrer.
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Quais as principais mudanças que há na nova Carteira?
Anteriormente, o número identificador de cada cidadão era o número do Registro Geral (RG), mas agora, o número que fará a identificação em questão será o número do CPF. Com isso, o documento terá um QR Code, que permitirá que haja uma autenticação eletrônica do documento, evitando possíveis fraudes, além de ajudar nos casos de furto ou extravios.
O CPF passará a ser utilizado como número identificador de cada brasileiro nos documentos pessoais, por conta de algumas facilidades que ele permite na hora das validações. Uma vez que ao digitar o número do CPF, os demais órgãos do governo já conseguem ver todas as informações da pessoa em questão, como a CNH, a situação do título de eleitor e também a carteira de trabalho ou qualquer outro documento pessoal.
E também a nova versão atualizada da Carteira de Identidade, irá garantir uma maior segurança para os seus usuários, já que o número de identificação é único, o que reduz de maneira significativa todas as chances de fraudes. E traz mais comodidade aos usuários, uma vez que a versão digital estará disponível, então, mesmo que o cidadão acabe esquecendo o documento físico em casa, ele ainda pode optar por mostrar a versão digital dele no próprio celular.
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