O famoso dinheiro esquecido pelos brasileiros é um assunto que voltou à tona recentemente, tanto por conta de sua importância, e por ter as consultas reabertas, quanto por conta dos golpes que estão sendo aplicados.
Os golpistas, nesse caso, utilizam essa iniciativa do Governo Federal como forma de retirar dinheiro das vítimas. E, na expectativa de terem acesso mais rápido ao suposto dinheiro disponível, diversas pessoas se quer desconfiam que estão sendo enganadas.
É preciso manter extrema atenção e seguir as dicas corretas para não perder dinheiro, ao invés de ganhar.
Dicas essas que serão dadas no decorrer desse artigo.
Lembrando do que se trata o dinheiro esquecido em 2023
O dinheiro esquecido, oficialmente chamado de Sistema Valores a Receber, tem feito a alegria de milhões de brasileiros, desde que foi criado.
E não é para menos:
Por meio dele, o cidadão pode reaver o dinheiro que literalmente esqueceu em alguma instituição bancária, por exemplo.
É o caso de quem encerrou uma conta corrente que ainda tinha saldo, sem ter feito o devido resgate.
Ocorre, porém, que muitas pessoas simplesmente não tiveram conhecimento do dinheiro esquecido ou, por algum motivo, escolheram por não fazer a consulta e muito menos o resgate dentro do primeiro prazo previsto.
E é por isso que agora, em 2023, estima-se que R$ 6 bilhões, aproximadamente, estejam disponíveis para “voltar para os seus donos”, sendo esses donos pessoas jurídicas (2 milhões de empresas) e pessoas físicas (38 milhões).
Veja também: Surpreendente! Estes são os benefícios “escondidos” do Cadastro Único
Como não ser uma vítima dos golpes que estão sendo aplicados
As consultas relacionadas ao dinheiro esquecido estavam suspensas desde o primeiro semestre de 2022, assim como os respectivos saques das quantias disponíveis.
Agora, porém, tais consultas voltaram a ficar ativas, sendo um “prato cheio” para os criminosos que se aproveitam da preocupação financeira dos cidadãos para realizaram a aplicação de golpes.
Os saques, por sua vez, estarão disponíveis oficialmente a partir de 07 de março, terça-feira, mais especificamente às 10h00. Lembrando que também é possível consultar e resgatar o dinheiro esquecido das pessoas que já tenham falecido.
Nesse caso, obviamente, é preciso ter os dados do cidadão para fazer a devida consulta. E, para a realização do saque propriamente dito, e preciso haver um representante legal ou, preferencialmente, um herdeiro que tenha direito ao dinheiro.
Estas são as informações divulgadas oficialmente pelo Banco Central do Brasil, sendo que a instituição também dá dicas para que os brasileiros não caiam em nenhum tipo de golpe relacionado ao Sistema Valores a Receber.
A primeira delas, e talvez a mais importante, é compreender que o único site oficial para a realização de consultas e solicitação de saques é o https://valoresareceber.bcb.gov.br: ao receber qualquer outro link, portanto, o indivíduo deve desconfiar imediatamente.
Vale lembrar, ainda, que o BC jamais entra em contato para abordar as pessoas a respeito do dinheiro esquecido, e não cobra nenhuma tipo de taxa para consulta e saque.
Veja também: WhatsApp vai ficar travando NESTES CELULARES; veja a lista