Boa notícia! O Banco Central liberou novamente nesta terça-feira, 28, a consulta por valores esquecidos em instituições financeiras e de crédito. Após meses parado, o sistema voltou com novidades, mais velocidade e segurança de ponta! É possível receber os valores esquecidos rapidamente e todos podem ser resgatados a partir do dia 7 de março. Há mais de 40 milhões de pessoas que têm direito a resgatar algum tipo de valor. Veja abaixo como funciona e como consultar.
BC abre nova etapa de consultas
Estima-se que haja mais de 6 bilhões esquecidos em bancos e instituições financeiras. Bem como consórcios e derivados. Caso haja algum valor a receber é possível reaver o mesmo a partir do dia 7 de março. Agora é possível realizar o compartilhamento da tela, através da impressão.
Além disso, agora é possível adentrar em salas de espera – a fim de não ter o requerimento fechado. Agora é possível consultar todos os valores a receber que estão previstos no SVR, no qual condiciona a ampliação dos valores disponíveis a serem recebidos.
Outro ponto é acerca da transparência entre valores de contas conjuntas – sendo possível deixar tudo mais limpo entre ambos titulares – bem como as ações que foram implementadas mediante o acesso. Promovendo conforto e facilidade a todos os usuários – em especial aos mobile.
Lembrando que todos os serviços – da consulta ao recebimento é totalmente gratuitos. Desse modo, qualquer brasileiro pode consultar se possui valores a receber – podendo consultá-los através do computador ou dispositivo celular.
Veja como consultar passo a passo e saiba se possui ou não valores a serem recebidos.
Como consultar os valores a receber?
Todo o processo é bem simples! É possível consultar valores próprios, de terceiros mediante autorização e de pessoas falecidas. Lembrando que os valores consultados só podem ser averiguados a partir do dia 7 de março. Entrementes, já é possível saber se a pessoa tem ou não direito a receber – podendo consultar valores referentes a Pessoas Físicas ou Jurídicas.
Caso 1: caso o CPF/CNPJ consultado não tenha valores a receber, haverá a mensagem “Não foram encontrados valores a receber para os dados informados”;
Caso 2: caso o CPF/CNPJ consultado tenha valores a receber, haverá a mensagem “Este CPF tem valores a receber”;
Portanto, basta aguardar o dia estipulado e adentrar no sistema a fim de verificar os valores disponíveis. A grande maioria das pessoas não têm mais que R$ 1 mil esquecido em bancos. Veja como consultar.
- Entre no site Valores a Receber do BC (valoresareceber.bcb.gov.br/publico);
- Escolha CPF/CNPJ e preencha o número e a data de nascimento ou abertura da empresa;
- Clique em consultar.
Pronto! Caso haja valores a receber o sistema irá informar através das medidas acima. Lembrando que somente a partir do dia 7 de março é possível realizar a consulta e saber os valores esquecidos para receber. É válido ressaltar que não são cobradas qualquer taxa para que os valores sejam ressarcidos.
Com isso, evite golpes! Nenhum valor deverá ser cobrado seja para pessoa física ou empresa. Todo cuidado é pouco.