Poder emitir CNH, RG ou qualquer outro documento importante de forma completamente gratuita é o sonho de muitas pessoas. Afinal, o processo de solicitação e emissão costuma ser um pouco burocrático, e ter que lidar com ele, mais os respectivos custos, não é uma das atividades que mais agradam a população.
E a partir de agora, final de fevereiro, um grupo específico de brasileiros poderá contar com a remissão gratuita.
A notícia, por um lado, é animadora. Mas, por outro, nem tanto, pois está ligada a uma das maiores tragédias que o Brasil viveu nesse início de 2023.
Quem pode emitir CNH e RG completamente de graça
Como foi amplamente anunciado em todo o Brasil, durante o Carnaval diversas cidades do litoral paulista foram devastadas pelas chuvas de verão: foi simplesmente o maior volume de chuvas que o país já registrou.
E o resultado, infelizmente, não poderia ser outro: por conta das inundações e deslizamentos de terras, a população teve que lidar com desaparecidos, mortos e diversos danos materiais. Há quem tenha perdido literalmente tudo durante esses acontecimentos, incluindo seus documentos.
E são justamente essas pessoas que podem emitir CNH e RG completamente de graça, com o processo sendo todo custeado pelo governo, por meio do Poupatempo e do Detran.
A iniciativa partiu de Tarcísio de Freitas (Partido dos Republicanos), atual governador do estado de São Paulo, e também inclui a remissão da Carteira de Trabalho.
Dessa forma, os moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas poderão reaver esses documentos que são tão importantes, tanto para identificação quanto para a atuação no mercado de trabalho.
Os solicitantes ficarão isentos de qualquer taxa. Porém é preciso se atentar ao fato de que a gratuidade é válida somente para a segunda via de RGs e CNHs que tenham sido emitidos em território paulista.
Logo, quem perdeu um desses documentos durante a tragédia, mas tem o mesmo emitido pelo estado do Rio de Janeiro, por exemplo, não terá direito à gratuidade.
Veja também: Como pedir sua aposentadoria ao INSS pela internet? Veja o passo a passo
Como, e onde, conseguir a remissão gratuita desses documentos
Caberá ao Detran de São Paulo e à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), junto ao Poupatempo, emitir CNH e RG de graça para a população afetada, além da já citada Carteira de Trabalho.
Estima-se que o prazo para obtenção dos dois primeiros documentos seja de até 60 dias, sendo que já foram planejados mutirões com todas as prefeituras, para que o processo possa ser finalizado o mais rápido possível.
Vale frisar, inclusive, que toda pessoa que tiver interesse na gratuidade da segunda via deve se cadastrar antecipadamente não só para agendar o atendimento, mas também para poder utilizar o transporte gratuito que será ofertado, para a locomoção até os órgãos responsáveis.
Por fim, é preciso saber que para emitir CNH, Carteira de Trabalho e RG, sem nenhum custo, é preciso ir a esses locais:
- Detran de Ilhabela;
- Poupatempo de Ubatuba;
- Detran de São Sebastião;
- Poupatempo de Caraguatatuba;
- Poupatempo de Bertioga.
Veja também: 10% de desconto na conta de água atrasada; veja quem pode ter