O Pix é uma modalidade de transferência bancária que chegou e mudou todo o cenário econômico do Brasil. Por conta de sua implantação, milhares de pessoas abriram até o seu próprio negócio, por conta da facilidade de uso que o Pix proporciona para as pessoas. Pensando nisso, um banco irá permitir que os seus clientes, seja pessoa física ou pessoa jurídica, parcele suas compras em até 72 vezes, diretamente pelo aplicativo, isto é, você compra algo hoje e paga durante 6 anos, é algo revolucionário.
O Pix parcelado já virou tendência
O Pix parcelado é uma modalidade que é usada para que o cliente compre algo hoje e parcele o valor para pagar nos meses seguintes. Basicamente, a pessoa que recebeu o pagamento recebe a quantia à vista, ao passo que a pessoa que pagou, deverá pagar o valor apenas para o banco. Atualmente, vários bancos já estão implementando isso.
O Pix é uma das modalidades mais usadas no Brasil, por conta de sua facilidade, vendo isso, o Banco Central deve ainda neste ano, lançar algumas regras e padrões que devem ser obedecidos pelos bancos. Como por exemplo, uma taxa máxima de juros que poderá ser cobrada nas operações de parcelamento.
Os pagamentos feitos por intermédio do sistema citado, podem ocorrer durante qualquer dia e qualquer horário da semana. Por isso, é uma grande vantagem os bancos liberarem o pix parcelado, pois a qualquer momento do dia, eles têm a possibilidade de arrecadar dinheiro.
Veja também: Como simular e fazer empréstimo no cartão de crédito? Confira a tabela
Como vai funcionar o pix parcelado em 72 vezes?
A novidade será lançada no mês de abril, pelo banco Itaú, a proposta é parcelar operações realizadas via pix em até 72 vezes, é bastante tempo para pagar. Vale lembrar que o valor usado como’ garantia’ é o crédito pessoal pré-aprovado para cada cliente.
Mas como tudo, há algumas regras que devem ser seguidas para que as operações possam funcionar. Por exemplo, para que venha parcelar, o valor deve ser superior a R$ 80. E a transação tem que ser feita pelo aplicativo do Banco. Todo o processo é bem rápido e simples.
Para efetuar o parcelamento, basta entrar no aplicativo do Itaú e ir até a opção ‘Pix’. Feito isso, clique em transferir, coloque o pix de quem irá receber. E na hora de terminar o pagamento, escolha a opção de ‘pague parcelado’. Agora você escolhe o valor que deseja transferir, a quantidade de parcelas, verifica os juros e pronto, basta clicar em contratar para validar o parcelamento.
Veja também: Se bobear, será multado! Entenda a mudança que todo motorista precisa saber