Agora o INSS permite que os seus segurados realizem a revisão dos seus benefícios de maneira totalmente online, anteriormente, isso só era possível indo até uma agência do INSS. Com a revisão, é possível que o benefício de alguns dos segurados aumentem, em contrapartida, pode ser que em alguns casos o benefício também venha diminuir, por isso, é de suma importância tomar bastante cuidado na hora de solicitar, entenda.
Como é possível solicitar a revisão?
Ainda há como solicitar de forma presencial, mas a grande novidade é a possibilidade de fazê-la de maneira online, isso ajuda bastante a todos pois traz mais comodidade. Contudo, se o cidadão optar por fazê-la de modo presencial, antes, é preciso entrar em contato com o número 135. Ao falar com os agentes da previdência, o segurado basta pedir a Revisão de sua aposentadoria ou benefício.
Caso opte pelo modo presencial, o segurado precisa ficar ciente que será necessário um agendamento, após ele, o beneficiário precisará levar os documentos até a unidade mais próxima, para que a revisão seja iniciada.
Por isso, é mais cômodo e prática realizar a revisão pela internet, isso pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo Meu INSS. Que atualmente está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ao entrar na plataforma, basta procurar por ‘serviços em destaque’, após isso, em ‘Agendamentos/solicitações’ e por fim, em ‘novo requerimento’ e em ‘recurso e revisão’.
Veja também: Não marque bobeira! Confira as novas regras do INSS para 2023
Quais documentos são necessários? É seguro fazer sozinho?
A priori, os documentos que são solicitados são os de identificação, isto é, o Registro Geral, o CPF ou a CNH. A CNH é melhor pois lá já consta todos os dados. Também é preciso enviar o comprovante de residência mais recentes, além de preencher os formulários previdenciários.
Já nos casos dos segurados que moram em zona rural, sempre é solicitado certidões de nascimento, além de comprovantes de compra ou venda de propriedade rural. Também é necessário informar – caso haja – dados acerca de alguma filiação com sindicato de trabalhadores, por exemplo.
E o processo é seguro fazer sozinho sim, mas o indicado é procurar um advogado especialista antes, para orientar cada segurado da melhor escolha. Pois pode ser que a revisão traga malefícios para você, isto é, nos casos que após a revisão, o benefício fica menor. Ou seja, de ofício, o INSS não pode diminuir o benefício de ninguém, mas se a pessoa solicita a revisão e o INSS constatar que está pagando mais do que a pessoa deveria receber, o valor será corrigido para menos, no caso citado. Por isso, é de suma importância procurar um advogado antes.
Veja também: INSS emite ALERTA GERAL para os herdeiros de aposentados e pensionistas