É bem provável que muitos brasileiros já tenham ouvido falar sobre o Pix Crédito, que está em debate desde dezembro de 2022 e já está criando diversas expectativas para quem já aderiu definitivamente ao Pix na hora de receber e realizar pagamentos diversos.
Conforme o próprio nome sugere, essa seria uma nova alternativa à obtenção de crédito como a conhecemos hoje. Porém, ao contrário do que já foi afirmado por Fernando Haddad, que chefia o Ministério da Fazenda atualmente, pode ser que ainda seja algo um pouco distante de acontecer.
Todas as informações pertinentes ao assunto estão disponibilizadas na leitura do artigo a seguir.
O que se sabe sobre o Pix Crédito até o momento
De acordo com afirmação de Haddad, o Banco Central do Brasil de fato irá permitir o Pix Crédito em 2023. Porém, fora isso, pouco se sabe sobre o possível lançamento dessa modalidade.
A ideia é oferecer crédito por meio dessa modalidade de pagamentos, mas trata-se de algo que ainda está em discussão junto aos fóruns do BC.
O Fórum Pix, por sinal, é onde se dá toda e qualquer discussão relacionada às novas funcionalidades que podem ser criadas para essa modalidade tão revolucionária. Mas, o que se espera de fato para 2023 (pelo menos até o momento) é que em breve teremos o chamado Pix Automático, que funcionará como uma espécie de débito.
Os especialistas que fazem parte do mercado financeiro, como Bruno Samora, da empresa Matera, possuem poucas expectativas em relação ao Pix Crédito propriamente dito. Principalmente considerando o fato de que ele teria que estar atrelado a juros.
Por outro lado, mesmo com juros, seria uma opção mais barata. O que não seria de todo ruim, considerando um momento no qual pelo menos 50% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida.
Vale reforçar, inclusive, que Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo criticam os altos juros do mercado, e defendem a redução dos mesmos.
O custo inferior do Pix Crédito, de modo geral, poderá ocorrer também pelo fato de que não existirá nenhuma parte intermediando a oferta de crédito: ele funcionará basicamente como um cartão de crédito funciona hoje.
Veja também: Como consultar o dinheiro esquecido em bancos com o CPF? Atualização 2023
Modalidade estaria a favor dos consumidores, mas não sem demandar cuidados
Por meio do Pix Crédito, os brasileiros terão o acesso ao crédito de forma mais prática, além de obterem mais facilidade na hora de fazer compras diversas.
Será algo que de fato irá revolucionar contas bancárias em todo o país.
Já para os lojistas, a grande vantagem estará no fato de receberem pelas vendas de forma praticamente instantânea, o que não ocorre no que diz respeito ao cartão de crédito.
E, indo além de todos esses benefícios, o Pix Crédito ainda terá a surpreendente vantagem de funcionar como algo similar a um empréstimo, desde que, claro, esteja atrelado a juros.
Caberá aos bancos, porém, pensarem em formas de manter os clientes protegidos, pois será imprescindível criar prevenções a golpes.
Veja também: O que acontece se não pagar a multa de trânsito? Isso pode acabar mal