O Programa de Integração Social (PIS) foi criado especialmente para ser destinado aos trabalhadores de empresas privadas, e esses valores geram benefícios, exemplo disso é o abono salarial do PIS.
Atualmente, são mais de 20 milhões de trabalhadores que têm o direito de receber o abono salarial PIS a cada ano, no entanto, a pessoa deve saber como fazer essa consulta para não perder o prazo e o dinheiro ser guardado novamente pelo governo.
Programa de Integração Social
O PIS, que é o programa de integração social, como dito acima, é especialmente para essa classe de trabalhadores, ou seja, a rede privada. O PIS nada mais é que um abono salarial para todos os trabalhadores que exerceram atividade remunerada, ou seja, regime CLT, por um determinado tempo que esteja enquadrado dentro das regras para receber esse benefício.
Para quem não sabe muito sobre o assunto, tanto o abono do PIS como PASEP, ambos são integrados com o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Direito ao PIS
Para que o trabalhador tenha direito de receber o abono salarial do PIS não basta apenas ter trabalhado em uma rede privada, tem que estar dentro desses requisitos:
- Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos
- Remuneração média de no máximo dois salários mínimos em regime CLT referente a determinado ano-base
- Se ter trabalhado no mínimo 30 dias para pessoa jurídica de forma remunerada
- Os dados informados pelo empregador devem estar corretos
Veja também: O que é e como contratar o microcrédito para investir no seu negócio
Consultar o PIS pelo site da Caixa
O trabalhador pode fazer essa consulta pelo site da Caixa, ao qual disponibiliza o portal Cidadão. Ao entrar no site da Caixa deve clicar em “Para Trabalhadores” e logo depois em “Todos os Benefícios”.
Feito isso clique na opção “Saiba mais sobre o Abono Salarial”, depois em “Consulte seu benefício” e escolha a opção “Acesse o portal”, agora a pessoa deve digitar o número do CPF e a senha, feito isso será enviado um código para o e-mail que já está cadastrado na caixa, assim que chegar no e-mail clique em “Enviar”.
Por fim, clique na opção “abono salarial” e por último “consultar parcelas”.
Veja também: Quero receber até um salário mínimo do Pis/Pasep; como posso fazer?