Proteger seu Instagram nunca foi uma iniciativa tão necessária: são cada vez mais comuns os relatos de invasão e roubos de contas, com a finalidade de conseguir dinheiro “fácil”, seja dos donos das contas em questão, ou de seus contatos e seguidores.
Quem é que nunca viu uma conta que recentemente começou a, “do nada”, falar de investimentos e pedir Pix via direct, não é mesmo?
E quem é que não ouviu falar de algum caso recente no qual uma conta consideravelmente grande foi invadida e o hacker responsável passou a exigir dinheiro em troca da devolução… São casos extremamente comuns!
E a boa notícia é que evitar ser mais uma vítima é consideravelmente fácil: basta utilizar as dicas a seguir.
É possível proteger seu Instagram por meio de dicas extremamente simples
Engana-se quem acredita que somente as pessoas que utilizam essa rede social para trabalho precisa se preocupar com proteção, sabia?
Proteger seu Instagram é extremamente importante: afinal, como mencionado acima, do dia para a noite sua conta pode começar a ser utilizada por criminosos, a fim de conseguir dinheiro das pessoas que te conhecem.
As dicas que devem ser seguidas para evitar esse tipo de acontecimento incluem:
A ativação da verificação de dois fatores
Utilizar somente a senha na hora de logar em uma conta não é mais uma iniciativa que ofereça segurança suficiente, quando o assunto é rede social.
Agora, ter um segundo fator, a ser reconhecido por e-mail ou SMS, por exemplo, é imprescindível na hora do login.
A criação de uma senha realmente forte
Quanto mais diversificados forem os caracteres e as letras utilizados em uma senha, mais forte ela será, e mais difícil será para os hackers descobri-la.
Lembrando, ainda, que tal senha jamais deve ser utilizada em outras redes sociais ou locais que exijam login. Afinal, se um local for invadido, os outros também poderão ser invadidos se as senhas não forem diferentes.
O acompanhamento das atividades de login da conta
Outra dica de extrema importância na hora de proteger seu Instagram é utilizar as ferramentas que a própria rede social oferece, para verificar se há atividades suspeitas na conta.
Uma dessas ferramentas, por sinal, permite ver em quais locais foram realizadas tentativas de login: se não forem em sua cidade, ou em locais nos quais você esteve recentemente, desconfie!
Veja também: Plataforma paga R$ 40 para responder pesquisas pela internet
Manter seu perfil privado também é uma boa escolha
Outra dica extremamente útil e que, por sinal, deve ser seguida dentro e fora do Instagram, é: jamais clique em links que pareçam suspeitos, principalmente se forem enviados por perfis estranhos.
Afinal, basta um simples clique para ter suas informações roubadas: lembrando que o roubo de informações é tão danoso quanto o roubo de dinheiro.
Por fim, para ajudar a proteger seu Instagram ainda mais, considere deixá-lo privado. Assim, somente as pessoas que tiverem sua permissão poderão acessar seu perfil.
Veja também: Uber: motoristas ganham mais assim, mas clientes podem se dar mal