Sabemos que quem tem o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – bloqueado é um grande problema, pois basicamente você fica restrito de tudo. Entretanto, o que muitos não imaginam é que com a situação da inadimplência ou até mesmo as pessoas que não declaram o Imposto de Renda podem sofrer por causa disso.
E a pessoa tendo esse bloqueio de um documento muito importante pode ter vários impedimentos de situações no seu dia a dia em que vai precisar resolver, como por exemplo transações financeiras.
Quais são os motivos que podem levar o CPF a ser bloqueado?
É de suma importância a pessoa ter cuidado para não ficar com o CPF bloqueado, pois são diversos motivos que podem levar a esse ocorrido, até mesmo alguns que ninguém imagina, existem vários como pagamento atrasado, negação de impostos, esses são os mais conhecidos.
No entanto, é melhor sempre solucionar esse problema o mais rápido possível para evitar esse bloqueio do CPF, pois a pessoa fica impedida de realizar várias atividades, segue abaixo:
- Abrir novas contas bancárias
- Comprar ou vender imóveis
- Participar de concursos públicos
- Requerer aposentadoria
- Pedir empréstimos ou cartões de créditos
- Realizar transações bancárias
- Realizar financiamentos
Além desses citados acima, também existem outros casos em que o CPF possa ser bloqueado, como por exemplo em casos de óbito, onde mostra a real situação atual que está como “titular falecido”, e assim, os familiares devem cumprir todas as obrigações necessárias da pessoa falecida.
A ausência da pessoa em eleições e depois não justificar também pode ocasionar o bloqueio do CPF.
Veja também: Valor de 2ª via do RG impressiona e ASSUSTA os brasileiros
Quero regularizar o CPF, como faço?
O primeiro passo de todos é a pessoa conferir como está a situação dela e o motivo ao qual o CPF foi bloqueado, para isso, a pessoa deve entrar no site da Receita Federal e ir à opção “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” e assim realizar a consulta para saber se o CPF foi bloqueado.
Logo após a consulta, a pessoa tem que enviar declaração do Imposto de Renda faltantes, esse envio pode ser online IRPF ou até mesmo corrigir os dados e preencher o “Pedido de Regularização de CPF”. Pronto, agora tem que esperar o retorno, que no caso o próprio portal vai enviar ou também pode entrar em contato pelo e-mail.
Se mostrar CPF cancelado, é necessário ir pessoalmente até uma agência da Receita para fazer a regularização.
Veja também: Sua conta de luz está cara? O problema pode ser este